Red Dead Redemption: Experiência Única no Velho Oeste Americano
Red Dead Redemption é um dos melhores games já feitos para PS3 e Xbox, vencedor de vários troféus “Game of the Year“.
Seguindo a mesma linha clássica de free play, missões principais e secundárias consagrada em jogos da linha GTA, Red Dead se passa no mítico Velho Oeste, terra que habita até hoje a mente dos americanos e de boa parte da população mundial.
Abaixo, conheça a principal missão do game e o pacote de expansão Undead Nightmare, que é praticamente um jogo à parte.
John Marston’s Redemption
America, early 1900’s. The era of the cowboy is coming to an end.
…
Red Dead Redemption is an epic battle for survival in a beautiful open world as John Marston struggles to bury his blood-stained past, one man at a time.
Essa é a premissa do jogo. John Marston, um bandido procurado, tenta enterrar seu passado e se redimir dos crimes que praticou. A partir desse conceito, o papel do jogador é guiar John por uma série de missões que vão das desoladas planícies mexicanas até o início da era dos motores a combustão, quando a civilização começava a tomar forma e o Oeste selvagem aos poucos deixava de existir.
O faroeste nunca me atraiu muito, mas não precisei de muito tempo de jogo para ficar totalmente absorvido pela história. Minha vida social se anulou por muitos meses. Por muito tempo, preferi ficar em casa jogando do que sair, coisa que nunca aconteceu antes. De fato, esse não é o jogo que se deve jogar casualmente, com a casa cheia de gente e barulhos pra todo lado. Red Dead merece uma imersão… silêncio no ambiente, luzes apagadas e concentração total no fantástico ambiente criado pela Rockstar Games.
Alguns momentos do jogo são realmente memoráveis. Por exemplo, quando você finalmente consegue atravessar a fronteira do méxico, inicia a tocar a belíssima música “Far Away” e ela nunca mais se repete ao longo do jogo. Esse foi um momento único e é importante vicenciá-lo para realmente curtir a história. Por esse e outros motivos, vale assistir ao vídeo da música, que traz os melhores momentos da saga de John Marston:
Undead Nightmare
Após terminar todas as missões do jogo, e ainda um pouco deprimido, talvez sofrendo de síndrome de abstinência, comprei o DLC (expansion pack) Undead Nightmare, e uma experiência, ouso dizer, talvez ainda mais intensa, se inicou.
A história do pacote de expansão acontece em algum momento tranquilo da vida de John, quando subitamente hordas de zumbis começam a tomar conta das cidades. Em uma assustadora missão, nosso herói sai desesperado atrás de respostas, se deparando com bestas enfurecidas, animais transtornados e missões bastante macabras.
Especialmente interessantes são os 4 cavalos do apocalipse. Procurá-los, dominá-los e montá-los é diversão garantida. Ideal é jogar esse pacote de expansão somente à noite, com luzes apagadas. Os sustos são garantidos!
Novamente, aí está um trailer que vale a pena ser assistido. Ele mostra um pouco da sofisticação que tomou conta da indústria dos games. É melhor e mais competente do que o trailer de muitos filmes:
Conclusão
Red Dead valeu cada minuto das inúmeras horas e dias que investi. Poucas vezes me diverti tanto.
Toda vez que penso em Red Dead e considero jogá-lo novamente, eu lembro uma cena do filme “The Game“, com Michael Douglas:
http://www.youtube.com/watch?v=NA2zkbuxsEM
Para quem não entendeu, a situação é a seguinte… em determinado momento, Michael Douglas indaga um membro do seu “clube de cavalheiros” sobre o que seria “The Game”. Ele ouve a seguinte resposta:
You know, I envy you. Wish I could go back and do it for the first time all over again.
Bom jogo!