Atari: O Manual Mais Resumido é da Zirok
Pac-Man é certamente um dos cartuchos mais comuns já produzidos para o videogame Atari 2600. Diz a história que os “gênios” por trás da Atari na época (possivelmente após a aquisição pela Warner) fabricaram mais cartuchos do que a quantidade de consoles existentes no mercado, seja qual for a lógica por trás disso.
Isso foi nos Estados Unidos, onde o desenvolvedor do jogo detinha seus direitos autorais. Porém, no Brasil de 1980 a história foi um pouco diferente. Cartuchos brasileiros, devido à pirataria que imperava na época (por falta de lei de patentes), foram fabricados indiscriminadamente por uma grande quantidade de marcas. O que na época era um absurdo sob o ponto de vista de direito à propriedade intelectual, hoje em dia é uma maravilha em termos de colecionismo. Afinal, River Raid, Enduro e outros títulos comuns podem ser colecionados a partir de dúzias de fabricantes diferentes, cada qual com seu rótulo ou label que afere valor para uma coleção de videogames.
Até que, recentemente, comprei o Pac-Man nacional da marca Zirok:
Aparentemente um cartucho comum, mas na verdade um item raríssimo a partir do momento em que consegui comprá-lo completo na caixa:
Foi a primeira vez em 9 anos de colecionismo que me deparei com uma caixa da Zirok. No cenário nacional, com baixa produção e dezenas de fabricantes, tudo somado à cultura da época, é raríssimo encontrar um cartucho em sua embalagem original. Sem dúvida, mais um valioso item para minha coleção de Atari.
Entretanto, por mais rara que seja a caixa, foi mesmo o manual de instruções que me surpreendeu. É sabido que os fabricantes nacionais economizavam na adaptação para o idioma português, porém, a Zirok se superou. Certamente este deve ser o manual mais resumido do mundo, a melhor representação do poder de síntese:
Uma tabela de pontos com dois elementos só pode ser piada! A surpresa é realmente grande pelo fato de conhecer o manual original, que, entre todos os detalhes do jogo, traz também uma tabela, porém com 7 elementos. Comparando apenas algumas imagens:
O manual completo possui 12 páginas e pode ser conferido no site Atari Mania.
Enfim, parabéns à Zirok por essa pérola do resumo: mais um elemento folclórico da história dos videogames no Brasil.
Ahahaha, boa Tom! Quando tiver material assim no seu blog, dá um toque lá no fórum. Abraços.
Falha minha, Marcos, realmente esqueci! É que boa parte da galera do Atari já está ligada no meu Face. Obrigado pelo comentário, abraços!