Williams Paddle-Ball #06: Instalação do Monitor e Últimos Detalhes

O processo inicial de montagem do meu arcade Paddle-Ball, da Williams, estava correndo muito bem. Com a eletrônica instalada, chegou o momento de instalar uma das últimas partes, o monitor (que, no caso deste arcade, é uma TV).

Antes disso, realizei a substituição do acrílico – plexi ou plexiglass, como é chamado fora do Brasil. O original estava com 2 furos em cada posição, fruto de algum trabalho de remontagem ruim realizado anteriormente.

Paddle-Ball Arcade Game by Williams - Restoration

Com o auxílio do Paulinho, da Magic Hologram, um pedaço de acrílico nas exatas dimensões e espessura do original foi cortado e polido. A parte difícil foi fazer buracos cônicos no ângulo correto para permitir o encaixe de um novo parafuso, que por sua vez precisava ter medidas bastante particulares: rosca relativamente grossa em comparação ao comprimento. Deu trabalho para encontrar, mas todo cuidado é pouco para evitar que o curso se aproxime da moldura laranja exterior, esta, sim, insubstituível.

O resultado: perfeito.

Paddle-Ball Arcade Game by Williams - Restoration

Em seguida, partindo para a back door, pude reinstalar a fechadura original, que estava íntegra, com duas cópias de chave.

TV/Monitor: Todo Cuidado é Pouco

Conforme já mencionado, o Paddle-Ball é um arcade game que utiliza uma TV em vez de monitor, pois era o recurso disponível em 1973, ainda nos preâmbulos da Era de Bronze dos Arcades.

O mecanismo do televisor parecia bastante frágil, de forma que evitei mexer na eletrônica e somente limpei com o maior cuidado possível.

Esta sequência de imagens e vídeo demonstra o sistema de funcionamento das excelentes calhas esculpidas na prateleira que suporta a TV.

Por fim, a fixação se dá a partir desta curiosa barra, cujo processo de cromagem citei em post anterior. Ela aparenta ser um improviso, pois se encaixa em um furo na caixa da TV, mas é bem possível que essa tenha sido a solução oficial da época.

Montagem concluída, teste final realizado!

Este post é parte de uma série. Os capítulos anteriores são: Post Introdutório: Paddle-Ball: A Resposta da Williams ao Pong, da Atari, 01 – Difícil Negociação de um Game Raro, 02 – Chegada: A Rotina de Gabinetes Quebrados, 03 – Desmontagem Completa para Restauração, 04 – Gabinete Restaurado com Sucesso e 05 – Uma Montagem Relativamente Simples.

O próximo post é o 07 – Final: Restauração Completa.

Conheça o passo a passo da restauração do Arcade Paddle-Ball da Williams, através do índice dos capítulos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *