Track & Field Cocktail – Hyper Olympic e a Febre das Olimpíadas

O ano era 1983 e as Olimpíadas de Los Angeles, nos USA, estavam perto. Foi então que a Konami, já famosa pelos seus arcades antecessores, como FroggerScrambleTime Pilot e Gyruss, teve uma ideia genial: fazer um jogo baseado nos esportes olímpicos.

Microsoft Decathlon - Precursor dos Jogos de Olimpíadas
Esta cópia do Microsoft Decathlon pertence ao Museu Americano de História Natural.

Sports games, como é chamado o gênero de emulação de esportes nos videogames, não era um conceito novo. Até mesmo o Pong, primeiro jogo lançado pela Atari, baseou-se em uma partida de tênis. Jogos de futebol americano, soccer, basquete e muitos outros já existiam, sem contar os arcades dedicados à simulação de corridas, os racing games, ou racers. Além disso, outros jogos baseados em esportes olímpicos já haviam sido lançados, como o Microsoft Decathlon, em 1980 (feito para o TRS-80), e o Activision Decathlon, lançado para o console Atari 2600 em 1983.

The Activision Decathlon - Famoso no Atari 2600
Esta cópia do The Activision Decathlon pertence à minha coleção de Atari

Em 1983, estávamos no fim da era dos color vectors nos arcades, pois a tecnologia já havia evoluído o suficiente para termos bons jogos coloridos na tradicional tecnologia raster. Nesse contexto nasceu o Hyper Olympic, trazendo as emoções de seis esportes olímpicos para as telas dos arcades no Japão e na Europa. O jogo tinha o endosso oficial das Olimpíadas e uma permissão de uso que valia para os países em que foi lançado. Além disso, contava com a licença da música-tema do filme Carruagens de Fogo, que toca na tela dos recordes.

Hyper Olympic - Nome original no Track & Field, quando lançado no Japão

Os 6 esportes eram:

  • 100m rasos
  • Salto em distância
  • Arremesso de dardo
  • 110m com barreiras
  • Arremesso de martelo
  • Salto em altura

O arcade vendeu cerca de 38.000 gabinetes no Japão e foi o top hit entre o fim de 1983 e o início de 1984. No Reino Unido, chegou a ser o jogo de maior faturamento em todo o ano de 84, e isso não é pouco para uma época de intensa competição entre dezenas de novos arcades inundando o mercado.

Track & Field: O Mercado Americano e o Inacreditável Campeonato Mundial

Nos Estados Unidos, a Konami se associou à Centuri, uma distribuidora de arcades que esteve entre as seis maiores daquele país e tradicionalmente licenciava títulos japoneses para o mercado norte-americano.

Por não ter a licença das Olimpíadas nos Estados Unidos, o jogo teve seu nome adaptado para Track & Field ao ser relançado no início de 1984 no continente americano. O sucesso foi estrondoso, e ainda maior do que nos países anteriores. Em diversos meses do primeiro semestre de 84, foi considerado o arcade mais jogado ou de maior faturamento nos Estados Unidos.

Track & Field Arcade - Gabinete Full Size ou Upright

Porém, o mais inacreditável foi o campeonato promovido pela Konami e pela Centuri, que atraiu mais de um milhão de pessoas em território americano! A escala foi tão grande que o evento é até hoje considerado pelo Guiness World Records e várias outras instituições como o maior campeonato de videogames já organizado.

Ao final da competição, os três vencedores viajaram a Tóquio, no Japão, para representar os Estados Unidos no Campeonato Mundial de Track & FieldPhil Britt, da Califórnia, venceu a grande final no dia 10 de junho de 1984. Em 2016, a revista Rolling Stone fez uma excelente matéria sobre o campeonato.

Os nada menos que 85.000 gabinetes comercializados nos Estados Unidos demonstram claramente a febre que esse jogo representou no país. Como consequência de horas intermináveis de uso das máquinas, logo começaram a surgir reclamações a respeito de controles estragados – os botões simplesmente não suportavam tanto impacto.

Assim, não demorou muito para que a Centuri lançasse um painel de controle substitutoutilizando trackballs no lugar dos botões.

Gabinete Arcade Track & Field com Controles Convertidos para Trackballs

Essa substituição, embora conhecida, não foi adotada amplamente. Tanto é que são raras as versões à venda, nos dias de hoje, que apresentam as trackballs em substituição aos botões.

Enquanto Isso, no Brasil

Na época do lançamento de Hyper Olympic, o cenário de arcades no Brasil era bagunçado. Devido à reserva de mercado, a Taito do Brasil – praticamente a única empresa a lançar títulos no país – licenciava jogos importados, porém fabricava gabinetes, adaptava placas e misturava componentes nacionais com estrangeiros para poder comercializar videoarcades e pinballs.

No Brasil, recebemos a versão original Hyper Olympic, nome que podia ser visto na tela de título do arcade, enquanto o gabinete trazia o nome Olimpíadas.

Esse foi um game que joguei muito nos arcades nacionais. Não foram poucas as fichas que gastei nessa máquina, e pude aprender, ainda naquela época, a técnica do palito de sorvete ou da caneta, para jogar mais rápido (conforme pode ser visto no vídeo do post-índice). Porém, eu nunca conseguia passar dos 110m com barreiras.

Hyper Sports: A Fantástica e Desafiadora Continuação

No Japão, ainda em 1984, foi lançada a continuação do Hyper Olympic, que se chamou Hyper Olympic ’84 e manteve a licença oficial das Olimpíadas de Los Angeles.

Hyper Sports - A Continuação do Track & Field

Esse jogo, em território norte-americano, foi lançado como Hyper Sports. Com gráficos bastante parecidos, porém ligeiramente aperfeiçoados, sua dificuldade era muito superior à do Track & Field. Os esportes, dessa vez, eram bem menos comuns:

  • Natação: uma espécie de corrida mais longa com o desafio de sincronizar a respiração
  • Tiro: com uso inusitado dos controles, exige muita coordenação e precisão
  • Salto sobre o cavalo: tempo preciso misturado ao desempenho nos botões
  • Tiro com arco: um interessante esporte que utiliza muita concentração e precisão no acionamento do disparo. Frustrante no início, geralmente é considerado um dos esportes mais divertidos depois da prática
  • Salto triplo: potência com muita exigência técnica
  • Levantamento de peso: bastante inusitado, exige performance máxima e é capaz de causar câimbras
  • Salto com vara: entre todos os esportes mencionados até agora, esse é certamente o mais desafiador de todos

A recepção desse jogo não foi nem próxima à do seu antecessor. Apesar da sua excelência e qualidade, nunca chegou ao topo do ranking nos Estados Unidos. Hoje, é um gabinete mais raro. Além disso, suas placas-mãe possuem um alto valor de mercado, especialmente porque são utilizadas na conversão Hyper Sports Rearranged.

Este post é parte de uma série.

O próximo post é o 01 – A Busca por um Track & Field Perfeito.

Conheça o passo a passo da restauração do Track & Field Cocktail, arcade da Konami e da Centuri, através do índice dos capítulos.

6 Respostas para Track & Field Cocktail – Hyper Olympic e a Febre das Olimpíadas

  1. Pingback: Track & Field Cocktail #4: Finalização da Restauração nos Estados Unidos - AntonioBorba.com - AntonioBorba.com

  2. Pingback: Track & Field Cocktail #5: Danos Causados pelo Transporte - AntonioBorba.com - AntonioBorba.com

  3. Pingback: Track & Field Cocktail #10: Leaf Switches e o Delicado Processo de Ajuste - AntonioBorba.com - AntonioBorba.com

  4. Pingback: Track & Field Cocktail #12: Final – Restauração Completa - AntonioBorba.com - AntonioBorba.com

  5. Pingback: Track & Field Cocktail by Konami/Centuri – Arcade Restoration (índice) - AntonioBorba.com - AntonioBorba.com

  6. Pingback: Track & Field Cocktail #11: Hyper Sports Rearranged na Prática - AntonioBorba.com - AntonioBorba.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *