Track & Field Cocktail #9: Acabamento – Acrílico, Vidro, Moldura e Monitor
Após organizar o hardware, especialmente a parte de força do arcade Track & Field Cocktail, e também as atualizações de software/hardware e limpeza do boardset, chegou o momento de dar certa atenção à parte estética do gabinete.
Esta máquina, em especial, foi restaurada nos Estados Unidos, conforme detalhado nos primeiros capítulos desta série. Porém, a restauração feita pelo John Wirtz focou nos elementos principais do gabinete (e, certamente, alguns dos mais trabalhosos), como painel de controle, coin door, moldura T-Moulding e polimento do laminado.
Com relação a elementos como vidro, acrílico, moldura do monitor, entre outros, John optou por manter as peças originais. Apesar do precioso aspecto histórico desses componentes, eles infelizmente não apresentavam bom estado de conservação e meu desejo era ter um gabinete impecável.
A Moldura do Monitor – Bezel
Até hoje, percebo ser difícil optar por manter a moldura original de um gabinete de arcade. Essas peças simples, de papelão, dificilmente conservam a qualidade estética após mais de 40 anos de uso.
Neste Track & Field, o John até tentou manter o bezel original, aplicando uma pintura com tinta spray para melhorar a cobertura da cor preta. Mesmo assim, o aspecto geral não estava bom, apresentado ondulações que deixavam aparecer a madeira por baixo da moldura:
Assim, a solução foi encomendar uma nova moldura, fabricada pelo Paulo, da Magic Hologram, que após me auxiliar com o Missile Command, o Space Invaders e outros processos de recuperação, já está se tornando também um restaurador de arcades. Nesta foto, é possível perceber claramente a diferença de qualidade entre as peças:
O acabamento das nova peças se revelou superior em todos os aspectos:
Nestas imagens, é possível comparar o antes e depois:
A aplicação ficou perfeita:
Acrílico Fumê: Uma Enorme Dificuldade
O acrílico fumê original do arcade Track & Field apresentava uma tonalidade bastante comum para as máquinas da época, puxando para um tom de bronze. Nestas fotos, é possível perceber bem essa coloração, bem como as marcas de muitos anos de uso:
Ao procurar um acrílico no mercado, uma grande dificuldade foi encontrar fornecedores capazes de me entregar a variedade fumê em um tamanho específico, talvez devido à baixa procura dessa tonalidade. A solução foi comprar uma chapa inteira para recortar por conta própria. A segunda dificuldade foi a previsível falta de opções de tonalidade e intensidade do fumê – basicamente, não há escolhas.
Ainda assim, fiquei contente com a qualidade e com o tom do fumê encontrado, puxando para o cinza. Apesar da perda da coloração original, a máquina ficaria até mais bonita.
O trabalho de cortar, lixar e preparar também ficou por conta do Paulinho, que fez uma execução impecável:
A diferença entre o acrílico antigo e o novo pode ser vista nesta foto comparativa:
O resultado, após a instalação, foi surpreendente – a máquina ganhou outro aspecto, completamente renovado:
As Imagens dos Cantos
O modelo Cocktail do arcade Track & Field possui duas imagens distintas nos cantos esquerdos de cada lado. Essas imagens costumam estar desbotadas e, até o momento, nenhuma loja de restauração disponibilizou reproduções para venda.
Por esse motivo, retirei as imagens e levei para a equipe da Rede Magic.
Com a coordenação da Louise Ribas, as imagens foram digitalizadas, limpas, editadas e reimpressas com uma simulação do que seriam as cores originais da época.
Na foto abaixo, é possível comparar as duas imagens antigas (à esquerda) com as imagens novas (à direita):
Como mencionado, as imagens são aplicadas nos cantos esquerdos, coladas com uma fita sobre o acrílico:
Após a aplicação, cada vez mais o gabinete se aproximava do que deveria ser quando novo, saído de fábrica:
De fato, após divulgar as imagens em um fórum especializado, elas fizeram tanto sucesso que várias pessoas me pediram para enviar cópias para elas, tanto nos Estados Unidos quanto no Canadá.
Vidro: A Parte Fácil
O vidro antigo do gabinete foi preservado por John no processo inicial de restauração. Nas fotos que ele enviou durante o trabalho, foi possível perceber o esforço para lixar e limpar o vidro, tanto quanto possível.
Porém, as manchas e a quantidade de riscos simplesmente não justificavam manter o vidro original:
Trocar o vidro é uma das partes mais fáceis da restauração – basta medir a espessura, a largura e o comprimento e encomendar.
Mesmo assim, é preciso revisar atentamente a qualidade do vidro fornecido. No meu caso, recebi uma peça nova que já veio bastante riscada:
Encomendei um novo vidro e, desta vez, ficou perfeito:
O Ajuste do Monitor
Após posicionar a nova moldura e finalizar todo o acabamento, é preciso por fim ajustar o monitor com relação ao tamanho e à posição da imagem, de forma que o mostrador de velocidade no canto inferior da tela não fique obstruído.
Acessar a regulagem do monitor não é simples – é necessário desviar de alguns cabos e tomar o máximo de cuidado com o pescoço do tubo.
Por fim, os trimpots de regulagem ficam localizados neste canto do chassis, devendo ser acessados por dentro:
O processo é mais bem conduzido com ajuda de uma chave de fenda e sempre em duas pessoas, uma para regular o trimpot e outra para verificar a imagem.
Após a regulagem, o resultado ficou perfeito. Como é possível perceber, o indicador de velocidade está corretamente posicionado ligeiramente acima da moldura:
Este post é parte de uma série. Os capítulos anteriores são: Post Introdutório: Hyper Olympic e a Febre das Olimpíadas, 01 – A Busca por um Track & Field Perfeito, 02 – O Longo Processo de Restauração Estética, 03 – Hyper Sports Rearranged: A PCB Definitiva, 04 – Finalização da Restauração nos Estados Unidos, 05 – Danos Causados pelo Transporte, 06 – Reparos para Colocar em Funcionamento, 07 – Ventoinha, Cabo de Força e Fixações e 08 – PCB Cage e Bugs da Hyper Sports Rearranged.
O próximo post é o 10 – Leaf Switches e o Delicado Processo de Ajuste.
Pingback: Track & Field Cocktail #10: Leaf Switches e o Delicado Processo de Ajuste - AntonioBorba.com - AntonioBorba.com
Pingback: Track & Field Cocktail #12: Final – Restauração Completa - AntonioBorba.com - AntonioBorba.com
Pingback: Track & Field Cocktail by Konami/Centuri – Arcade Restoration (índice) - AntonioBorba.com - AntonioBorba.com