Track & Field Cocktail #8: PCB Cage e Bugs da Hyper Sports Rearranged
O próximo passo do processo de restauração do arcade Track & Field modelo Cocktail foi melhorar a condição da gaiola das placas principais. Como é possível perceber, a condição não era das melhores, com o acabamento em zinco já oxidado e apresentando textura áspera:
O procedimento adotado foi abrir a cage e remover os trilhos de fixação do PCB boardset:
Enviada para nova zincagem, cerca de duas semanas depois a cage retornou em excelente condição:
A diferença deste tipo de acabamento é notável. O novo banho de zinco nos componentes antigos é um procedimento que compensa, como é possível perceber claramente neste antes e depois:
O maior problema para a remontagem da cage foi que não consegui achar novos trilhos para a sustentação do boardset. Dessa forma, procurei recuperar os antigos, cortando partes que estavam muito deformadas e aplicando nova fita dupla-face para fixação na cage restaurada. A PCB superior não necessita de trilho no lado direito, por ser um pouco menor do que a largura da placa.
Em seguida, recuperei todos os espaçadores e parafusos que haviam se perdido durante o transporte, e optei por instalar a gaiola sem a tampa frontal para permitir mais espaço para o conector de borda. A fixação da placa por cima dos trilhos se revelou mais adequada para respiro do apertado espaço dos componentes mais próximos às extremidades das placas:
O resultado, após instalação, foi este:
Correção dos Bugs da Hyper Sports Rearranged
Ao longo dos primeiros testes com a placa Hyper Sports Rearranged, percebi pequenos probleminhas que fui resolvendo com apoio do desenvolvedor da placa.
O primeiro deles foi um bug de “spriting” – os personagens não apareciam da forma correta, havia manchas ao redor e até mesmo roupas faltando (!), como é possível perceber pela mulher que aparece cumprimentando o primeiro lugar no pódio.
Este é um glitch que pode ser ocasionado por problemas de contato nos componentes de efeitos gráficos (GRFX), localizados em especial nesta seção da placa:
O problema foi resolvido facilmente ao reencaixar todos os componentes: placa auxiliar, flat cable e chips G19 e J19. Esse tipo de procedimento é chamado reseat (reassentamento). Porém, por ser na placa inferior, é preciso primeiro retirar a PCB de cima.
Aproveitando a retirada da placa, fiz o tratamento com DeoxIT nos conectores de borda e também nos principais plugs conectores do chicote.
O segundo bug percebido na placa Hyper Sports Rearranged, logo após configurar todas as opções para o funcionamento em um arcade Cocktail, foi que a tela não estava fazendo o flip para os jogadores 3 e 4, conforme é possível perceber neste vídeo:
Esse é um bug de programação da placa. Para corrigi-lo, tive que aguardar o fabricante solucionar o problema, gravar um chip e me enviar. Cerca de 30 dias depois, recebi a EPROM com a gravação nova:
O procedimento para substituição é bastante simples, pois o chip com o jogo fica localizado em uma daughter board inserida na placa superior:
O problema foi resolvido, agora a tela faz o flip corretamente para os jogadores 3 e 4:
O terceiro bug eu percebi algum tempo depois, no meio de uma partida do jogo Hyper Sports Rearranged, que combina os esportes do Track & Field e do Hyper Sports. O problema acontecia na formação da imagem dos jogadores 3 e 4 durante o esporte Arremesso de Martelo. O bug não acontecia ao jogar somente o Track & Field, que também possui esse esporte.
Esse problema era inédito, aparentemente apenas eu havia reportado o defeito. Como o desenvolvedor estava naquele momento trabalhando em uma versão remix do jogo Donkey Kong, a correção entrou em uma fila.
Após alguns meses, recebi uma terceira versão da EPROM do jogo. Para não dar confusão, passei a colar etiquetas indicando o número do chip:
O processo de substituição de chips deve ser realizado sempre com calma para evitar entortar ou quebrar alguma perna do componente durante a retirada ou colocação.
Substituí novamente o chip e guardei as versões anteriores.
Mais um problema resolvido e agora, finalmente, o software estava perfeito para muitas horas de diversão:
Este post é parte de uma série. Os capítulos anteriores são: Post Introdutório: Hyper Olympic e a Febre das Olimpíadas, 01 – A Busca por um Track & Field Perfeito, 02 – O Longo Processo de Restauração Estética, 03 – Hyper Sports Rearranged: A PCB Definitiva, 04 – Finalização da Restauração nos Estados Unidos, 05 – Danos Causados pelo Transporte, 06 – Reparos para Colocar em Funcionamento e 07 – Ventoinha, Cabo de Força e Fixações.
O próximo post é o 09 – Acabamento: Acrílico, Vidro, Moldura e Monitor.
Pingback: Track & Field Cocktail #9: Acabamento – Acrílico, Vidro, Moldura e Monitor - AntonioBorba.com - AntonioBorba.com