Track & Field Cocktail #1: A Busca por um Track & Field Perfeito

Eu iniciei minha busca por um arcade Track & Field após acompanhar durante muito tempo os modelos e variações disponíveis no mercado e entender o sentimento dos colecionadores com relação a esse jogo.

Enquanto por aqui o que conhecíamos era o modelo Upright, no mercado de colecionismo norte-americano a história é outra – fica muito evidente a predileção pelo modelo Cocktail, uma variação que nunca esteve presente nos fliperamas do Brasil:

Arcade Track & Field Cocktail - Restaurado por Jason Findley
Excepcional restauração feita pelo colecionador Jason Findley

O motivo é fácil de compreender: o benefício de acomodar até 4 jogadores no modelo de mesa, em comparação aos 2 jogadores do modelo tradicional. Curiosamente, o Upright também permite jogar entre 4 pessoas, porém, é necessário que os jogadores 1 e 2 se afastem dos controles para revezar o lugar com os jogadores 3 e 4. Já no modelo Cocktail, com lugar para os 4 jogadores em simultâneo, as disputas ocorrem em dupla, com a tela mudando de lado (flip) para alternar entre os participantes.

Essa competitividade lado a lado ocorre nos esportes de corrida (100m rasos e 110m com barreira), sendo que nas modalidades individuais os jogadores se revezam em turnos. Curiosamente, há um único esporte que permite a disputa entre 4 jogadores ao mesmo tempo: a Natação, presente no Hyper Sports. O motivo é que os designers tiveram a ideia brilhante de conceber esse jogo com uma visão de cima, o que permite que a tela seja vista de forma semelhante de qualquer lado do painel de controle. Obviamente, isso só é possível no modelo Cocktail.

Um fator importante ao adquirir um modelo Cocktail é procurar por um exemplar que tenha a base original. No exemplo acima, a base não está presente, e o game fica configurado para ser jogado sentado. Infelizmente, para esse título de ação que exige coordenação motora e força, isso prejudica muito a jogabilidade.

Arcade Track & Field Cocktail - Modelo com a Base

Já o modelo completo, com a base, permite que o painel de controle fique a 1 metro de altura, medida perfeita para a jogabilidade em pé. Esse é um fator que valoriza muito um modelo à venda e não é interessante que um comprador abra mão disso – um modelo sem a base certamente vale menos.

Os Diferentes Track & Field Disponíveis para Venda

Track & Field Cocktail, conforme mencionado acima, é um modelo bastante procurado e valorizado. Por ser um jogo com enorme “replay value” (potencial de continuar divertido e jogável por um longo período), esse é um arcade que, uma vez restaurado, dificilmente sai de uma coleção.

Durante dois anos em que monitorei de perto o mercado, vi poucos modelos à venda, e em sua maior parte sempre havia um defeito ou outro. 

Arcade Track & Field Cocktail - Exemplar à Venda

Este modelo, por exemplo, teve a fórmica original eliminada durante a restauração, e sua lateral foi pintada de preto. A moldura de borracha (T-Molding), originalmente preta, foi substituída por uma vermelha. Além disso, o arcade não possui a base.

Arcade Track & Field Cocktail - Exemplar à Venda

Já para este modelo o colecionador precisou fabricar uma base. Em termos de jogabilidade, o efeito é o mesmo, porém, para pertencer a uma coleção, é desejável ter uma base original. Além disso, os botões foram trocados por modelos iluminados, o que tira muito da originalidade. Embora os botões possam ser trocados, possivelmente uma grande mudança no chicote foi feita para acomodar este “mod”, o que pode ser difícil reverter.

Arcade Track & Field Cocktail - Exemplar à Venda

Este é pior ainda – o vendedor construiu uma réplica, ou seja, o gabinete foi fabricado. Embora o arcade possua a placa original, com relação ao monitor cometeu-se o sacrilégio de substituir o tubo por um LCD. Qualquer colecionador de arcade dispensa por completo uma máquina com essas características. Há grupos de colecionadores em que sequer é permitido colocar à venda arcades com monitores de LCD. Ainda, alguns podem considerar que essa máquina representa o desperdício de uma boa placa-mãe, praticamente a única peça original do gabinete.

Arcade Track & Field Cocktail - Exemplar à Venda

Este modelo conta com uma base original, porém, inexplicavelmente, um lado do painel de controle contém este “pitoresco” adesivo. Talvez este gabinete possa ser considerado, mas exigiria certamente a troca do overlay do painel. Além disso, até mesmo os botões não possuem a sequência original de cores. Tudo isso soa um alarme indicativo de que mais coisas podem estar erradas com esta máquina.

Arcade Track & Field Cocktail - Exemplar à Venda

Outra característica muito comum de modelos Cocktail do Track & Field é a furação do painel, o que na verdade é um aspecto original que serve para fixar os controles ao gabinete e impedir a abertura. Porém, sob o ponto de vista de restauração e coleção, há uma alternativa esteticamente melhor, de manter o painel sem a fixação, conforme poderá ser visto no último post desta série.

Arcade Track & Field Cocktail - Jason Findley - Impecável

Este é um dos únicos modelos que pude ver em um grupo cuja restauração foi feita de forma impecável. Ainda que o colecionador tenha optado por substituir o T-Molding original pelo de cor azul, o efeito final ficou de bom gosto. Porém, esta máquina, já mostrada no início do post, pertence ao colecionador Jason Findley e não estava à venda.

A Parte Eletrônica do Track & Field

Além de todos os detalhes estéticos que são facilmente perceptíveis nos modelos Track & Field comercializados, ainda existe a questão da eletrônica. Esse é um arcade que permite tirar pleno proveito da aquisição ao ser configurado para rodar também a sua continuação, o Hyper Sports.

Isso pode ser realizado de diferentes formas. Até certo tempo, quem desejava esse recurso tinha que adaptar o gabinete para comportar duas placas, tarefa que exigia considerável habilidade.

Este vídeo da TNT Amusements (empresa pioneira e famosa no mundo dos arcades) me inspirou bastante e me convenceu a buscar o Track & Field perfeito. Uma parte que se destacou para mim foi justamente o início, em que Todd Tuckey, hoje meu amigo de Facebook, menciona a música Boys of Summer e como ela marcou toda uma época para a pessoa que encomendou as máquinas restauradas à TNT. Foi com base nesta música que percebi que seria possível montar uma playlist de músicas de arcade dos anos 80, ideal para tocar de fundo em uma perfeita noite de jogos.

Mais do que isso, esse brilhante vídeo de 2014 é como uma cápsula do tempo: ele mostra como é possível fazer a modificação para comportar as duas placas, Track & Field e Hyper Sports, no mesmo gabinete. Porém, até mesmo essa técnica seria superada nos anos seguintes, como poderemos ver na sequência destes posts.

Conclusão

Como visto, a tarefa de encontrar um Track & Field perfeito é quase impossível, e após dois anos procurando cheguei à conclusão de que dificilmente conseguiria.

Por esse motivo, resolvi buscar nos Estados Unidos uma pessoa com conhecimento desse arcade, que pudesse restaurar um Track & Field ao meu gosto, com todas as condições de originalidade que eu buscava e, ainda, acrescentando a parte eletrônica para permitir jogar também a sua continuação.

Nos próximos posts, conto como isso se desenrolou.

Este post é parte de uma série. O capítulo anterior é: Post Introdutório: Hyper Olympic e a Febre das Olimpíadas.

O próximo post é o 02 – O Longo Processo de Restauração Estética.

Conheça o passo a passo da restauração do Track & Field Cocktail, arcade da Konami e da Centuri, através do índice dos capítulos.

5 Respostas para Track & Field Cocktail #1: A Busca por um Track & Field Perfeito

  1. Pingback: Track & Field Cocktail #5: Danos Causados pelo Transporte - AntonioBorba.com - AntonioBorba.com

  2. Pingback: Track & Field Cocktail – Hyper Olympic e a Febre das Olimpíadas - AntonioBorba.com - AntonioBorba.com

  3. Pingback: Track & Field Cocktail #3: Hyper Sports Rearranged – A PCB Definitiva - AntonioBorba.com - AntonioBorba.com

  4. Pingback: Track & Field Cocktail #10: Leaf Switches e o Delicado Processo de Ajuste - AntonioBorba.com - AntonioBorba.com

  5. Pingback: Track & Field Cocktail by Konami/Centuri – Arcade Restoration (índice) - AntonioBorba.com - AntonioBorba.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *