Super Breakout #09: Remontagem 2 – Polimento do Marquee e Parte Elétrica

Dando sequência ao processo de remontagem do arcade Super Breakout, da Atari, após a restauração do gabinete de madeira, a tarefa mais difícil foi a reconstrução do power brick. A esta altura, só restava torcer para que estivesse funcionando. Para isso, o primeiro teste geralmente é apenas com a iluminação do marquee ligada.

Antes de montar a estrutura de iluminação, fiz um esforço para recuperar, na medida do possível, o acrílico do marquee original, que estava bem riscado.

Seria uma ótima oportunidade para testar os produtos polidores de plástico que eu havia adquirido. O primeiro deles é o Meguiar’s PlastX.

Super Breakout - Atari Arcade Game - Marquee Restore

Infelizmente, o PlastX não deu muito resultado, pois não consegui perceber nenhuma diferença. Então, resolvi testar os produtos da Novus, que são divididos em 3 categorias conforme a profundidade do risco e devem ser usados nesta ordem:

  • Novus 3: Heavy Scratch Remover
  • Novus 2: Fine Scratch Remover
  • Novus 1: Plastic Clean & Shine

Iniciando pelo produto número 3, Heavy Scratch Remover, pude perceber o quão difícil é realizar manualmente este tipo de polimento. Mesmo em uma pequena peça de acrílico, como é o caso do marquee, a tarefa é pesada e o braço cansa rapidinho.

A aplicação do Novus 2, Fine Scratch Remover, já é bem mais fácil. Os riscos não foram removidos, porém tive a impressão de que eles foram suavizados e ficaram bastante disfarçados, possivelmente devido ao brilho deixado pelos produtos.

Já o Novus 1 é uma espécie de spray para limpeza, extremamente fácil de ser aplicado. Nem se compara ao esforço necessário para a aplicação dos produtos números 2 e 3.

Acredito que a melhor forma de obter o máximo proveito desses polidores de plástico seja com paciência, aplicando várias camadas e dedicando um bom tempo à tarefa. Já vi relatos de restauradores levando horas para realizar certos tipos de procedimento de polimento, que é uma tarefa bastante ingrata.

Parte Elétrica – Harness

Antes de montar a estrutura do marquee, é necessário iniciar a fixação do harness, ou chicote, do arcade. No caso de Super Breakout, a instalação começa na parte superior do gabinete, onde existe o switch on/off. Na foto abaixo, é possível ver a diferença entre antes e depois da zincagem da placa metálica:

Super Breakout - Atari Arcade Game - Harness Install

A fixação é um pouco difícil, exigindo uma chave de fenda de haste longa:

Na medida do possível, mantive a fixação do chicote através de berços colados com fitas dupla face, evitando furos desnecessários no gabinete. Nesta outra chapa metálica de fixação do interlock switch, também é possível perceber a qualidade do novo acabamento de zinco:

Um processo importante que não se deve esquecer é a aplicação de DeoxIT em todos os plugs e conectores. Isso é fundamental para melhorar a condutividade, evitar problemas elétricos e, acima de tudo, facilitar o encaixe e o desencaixe dos pinos metálicos antigos, que sempre apresentam deterioração.

Finalizando a primeira parte da instalação elétrica, foi realizada a conexão do power cord original. Como ele apresentava ainda os 3 pinos da tomada, incluindo o neutro, foi mantido. Este seria um bom momento para comparar a parte de trás do gabinete antes e depois da reforma – a diferença é incrível.

Hora do primeiro teste – na minha opinião, um milagre (rs).

Voltando ao marquee, gravei um vídeo com uma explicação melhor sobre o acabamento de pintura flocada que mencionei anteriormente. Acompanhe:

Agora não restava opção: ficou esta diferença entre o gabinete e a chapa metálica de fixação do marquee:

Após a fixação e a iluminação do marquee, foi possível perceber que a peça já apresenta certa descamação, o que é chamado de flaking. O efeito pode ser visto em várias partes centrais, especialmente à direita do desenho da explosão. Isso é comum em peças antigas serigrafadas, sendo proveniente, sobretudo, do calor da iluminação fluorescente oriunda de uma época em que ainda não se utilizava a iluminação fria dos LEDs.

Se a deterioração se encontra dentro de um nível aceitável, é preferível manter a peça original. Enquanto alguns restauradores optam por converter o marquee para LED, prefiro preservar o charme da iluminação com lâmpadas fluorescentes, até mesmo devido ao baixo uso que faço dos arcades, que nem se compara à demanda dos operadores da época.

Este post é parte de uma série. Os capítulos anteriores são Post Introdutório: A Dinastia dos Pongs, 01 – Um Achado e o Início de uma Amizade, 02 – Chegada: Mais um Gabinete Quebrado, 03 – Testes e Comparativo com o Atari 2600, 04 – Desmontagem do Gabinete: Parte 1, 05 – Desmontagem do Gabinete: Parte 2, 06 – Restauração e Limpeza do Gabinete, 07 – Flybacks Antigos e Vazamento de Alta Tensão e 08 – Remontagem 1: O Desafio de Reconstruir o Power Brick.

O próximo post é o 10 – Remontagem 3: PCB e Cage.

Conheça o passo a passo da restauração do Arcade Super Breakout da Atari, através do índice dos capítulos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *