Super Breakout #08: Remontagem 1 – O Desafio de Reconstruir o Power Brick
Quando desmontei o gabinete do arcade Super Breakout, da Atari, para restauração, eu também havia desmontado o conjunto de força, ou power brick, para dar um novo banho de zinco na chapa metálica e substituir as peças velhas.
Acompanhe o antes e depois do novo banho de zinco que a chapa metálica recebeu:
O aspecto ficou completamente diferente, dando um outro acabamento ao coração do arcade.
O meu guia para montagem era esta foto tirada da parte de baixo do power brick antes de começar a desmontá-lo:
O primeiro passo do rebuild foi substituir todos os porta-fusíveis quebradiços do painel:
Ao iniciar a instalação dos plugs que se conectavam aos porta-fusíveis, pude perceber que o antigo plug fêmea não iria encaixar, pois as peças mais novas apresentam uma aleta mais larga do que as antigas.
A solução foi substituir todos os conectores por modelos novos, devidamente crimpados com todo o cuidado para evitar qualquer mau contato.
Primeira parte finalizada:
A fixação do transformador foi a etapa mais tensa, pois são muitos cabos diferentes, e havia o receio de trocar uma conexão de lugar e causar um curto-circuito.
Em seguida, chegou a vez de substituir o antigo capacitor (que estava amassado e seria melhor nem colocar em uso) por um novo big blue e uma nova cinta de fixação em alumínio.
A primeira parte da instalação transcorreu sem problemas, incluindo a fixação da placa de força.
Em seguida, veio a parte que exigiu maior cuidado: a recolocação da solda para fixar os cabos do transformador na placa de força. A dificuldade é pela grande quantidade de solda utilizada na placa original, e que procurei manter nesta reinstalação.
A instalação dos fusíveis é uma etapa que exige atenção para não trocar nenhum deles. Foram todos reconferidos conforme o manual.
A ligação do circuito seletor de voltagem também requer o máximo cuidado. Alguns transformadores exigiam a soldagem dos cabos de força diretamente nas conexões de saída, como eu tive que fazer no meu arcade Star Trek, da Sega.
Porém, a Atari lançou mão de mais uma invenção genial: a utilização de adaptadores coloridos para determinar a voltagem da rede. Dessa forma, todas as saídas do transformador se ligam a um plug no qual, ao inserir um conector seletor de voltagem, muda-se a linha de entrada.
As ligações são:
- Preto: 95V (se aproxima dos 100V do Japão, por exemplo)
- Laranja: 110V
- Verde: 210V
- Vermelho: 220V
Segunda parte finalizada:
Como o gabinete estava com novo fundo, foi necessário refurar a madeira para fixar o conjunto de força.
A etapa mais difícil havia sido concluída.
Este post é parte de uma série. Os capítulos anteriores são Post Introdutório: A Dinastia dos Pongs, 01 – Um Achado e o Início de uma Amizade, 02 – Chegada: Mais um Gabinete Quebrado, 03 – Testes e Comparativo com o Atari 2600, 04 – Desmontagem do Gabinete: Parte 1, 05 – Desmontagem do Gabinete: Parte 2, 06 – Restauração e Limpeza do Gabinete e 07 – Flybacks Antigos e Vazamento de Alta Tensão.
O próximo post é o 09 – Remontagem 2: Polimento do Marquee e Parte Elétrica.
Pingback: Super Breakout – Atari Bronze Age Arcade Restoration (Índice) - - AntonioBorba.com