Super Breakout #07: Flybacks Antigos e Vazamento de Alta Tensão

Os antigos monitores com tubos de raios catódicos, ou CRTs, conhecidos comumente como monitores de tubo, possuem um transformador de alta tensão chamado de flyback, que costuma ser a peça mais sensível e de maior desgaste do conjunto de placas responsáveis por gerar a imagem.

Super Breakout - Atari Arcade Game - TEC TM-600 Flyback Sealed

Se o flyback de um monitor antigo queima, é muito difícil achar uma peça substituta, já que não são mais fabricadas há décadas. Cada monitor tem um flyback específico e, quanto mais antigo, pior de encontrar.

Por este motivo, ao trocar ideias técnicas com restauradores de arcades Bronze Age, como são chamados os jogos em preto e branco da década de 1970, um post chamou minha atenção: nele se aconselhava selar flybacks antigos para evitar que vazem a alta tensão sobre eles mesmos, danificando a peça.

No caso do arcade Super Breakout, era possível ouvir o barulho do vazamento de alta tensão do monitor TEC TM-600 (aumente o som), porém eu não consegui registrar o arco de eletricidade, que geralmente aparece ao filmarmos em uma sala escura.

Por precaução, limpei o flyback com álcool isopropílico até remover o máximo possível da poeira incrustrada, sobretudo na parte em que a haste metálica se encontra com a borracha.

O silicone recomendado para este tipo de aplicação é o que resiste à alta temperatura, geralmente para aplicação automotiva. Utilizei o Loctite RTV Silicone 598 Black.

Este é o aspecto geral do flyback após ser “selado” com o silicone:

Este post é parte de uma série. Os capítulos anteriores são Post Introdutório: A Dinastia dos Pongs, 01 – Um Achado e o Início de uma Amizade, 02 – Chegada: Mais um Gabinete Quebrado, 03 – Testes e Comparativo com o Atari 2600, 04 – Desmontagem do Gabinete: Parte 1, 05 – Desmontagem do Gabinete: Parte 2 e 06 – Restauração e Limpeza do Gabinete.

O próximo post é o 08 – Remontagem 1: O Desafio de Reconstruir o Power Brick.

Conheça o passo a passo da restauração do Arcade Super Breakout da Atari, através do índice dos capítulos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *