Super Breakout #06: Restauração e Limpeza do Gabinete

Após muito trabalho, finalmente o gabinete do arcade Super Breakout, da Atari, estava com a eletrônica completamente desmontada.

E, assim, seguiu para a marcenaria:

Cerca de 30 dias depois, recebi o gabinete novamente. A reforma foi realizada pela JR&N, de Curitiba. Para quem tiver interesse, o contato é com o Neno, pelo telefone (41) 98818-7557.

Este gabinete foi o primeiro da minha coleção a ter o fundo completamente substituído. Este é um trabalho evitado pela maior parte dos colecionadores, especialmente por não terem acesso a uma marcenaria que execute esse serviço personalizado. Para minha sorte, neste caso foi possível. Não há nada como um gabinete com o fundo novo, sem empenamentos:

O trabalho da JR&N, como de costume, foi impecável:

Através destas imagens tiradas por diferentes ângulos, é possível perceber como o processo de restauração da marcenaria preservou a originalidade do gabinete:

Porém, a revelação mais notável, explicada pelo marceneiro Júnior, da JR&N, foi que o teto do arcade não estava “respingado de tinta”, como eu supunha, mas que, na verdade, era um acabamento intencional feito para simular um “céu estrelado”:

A esta altura, já era tarde demais para a chapa de metal do marquee, que havia sido enviada para nova camada de pintura eletrostática:

O Processo de Limpeza do Gabinete

O gabinete costuma voltar da marcenaria, após uma reforma, com o grosso da sujeira eliminado das partes internas. Ainda assim, é preciso fazer uma limpeza fina. O melhor produto para isso é o Simple Green, utilizado por quase todos os colecionadores americanos, pois remove muito bem a sujeira sem prejudicar cores de peças, pinturas ou adesivos.

A parte branca dos gabinetes da Atari geralmente é formada por uma espécie de gel aplicado sobre a chapa de madeira. Em cima desse gel, é feita a impressão da side art em serigrafia. Como a parte branca costuma sujar muito devido à manipulação do gabinete, é nela que se obtêm os melhores resultados com uma limpeza.

Geralmente, eu faço uma primeira limpeza aplicando o Simple Green, em seguida utilizo uma esponja mágica:

A esponja mágica faz o efeito de uma lixa muito fina, por isso requer cuidado. Ela costuma fosquear vernizes brilhantes. Nas partes brancas, o recomendado é utilizá-la com um pouco de água:

Super Breakout - Atari Arcade Game - Cabinet Cleaning

É possível também usá-la sobre a parte colorida da arte, porém de forma muito delicada para evitar tirar o brilho.

Super Breakout - Atari Arcade Game - Cabinet Cleaning

Compare este incrível antes e depois da esponja mágica sobre as partes branca e colorida do gabinete:

Veja também este outro antes e depois, do segundo lado do gabinete:

O resultado ficou incrível – um gabinete renovado, com o branco quase perfeito e as cores com mais brilho:

Super Breakout - Atari Arcade Game - Cabinet Cleaning

Este post é parte de uma série. Os capítulos anteriores são Post Introdutório: A Dinastia dos Pongs, 01 – Um Achado e o Início de uma Amizade, 02 – Chegada: Mais um Gabinete Quebrado, 03 – Testes e Comparativo com o Atari 2600, 04 – Desmontagem do Gabinete: Parte 1 e 05 – Desmontagem do Gabinete: Parte 2.

O próximo post é o 07 – Flybacks Antigos e Vazamento de Alta Tensão.

Conheça o passo a passo da restauração do Arcade Super Breakout da Atari, através do índice dos capítulos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *