Super Breakout #03: Testes e Comparativo com o Atari 2600
Após detectar que a placa-mãe, ou PCB, do Super Breakout, arcade da Atari, estava com um resistor quebrado, eu não poderia ligar o jogo sem substituir ou consertar esse componente.
A inspeção da placa lógica revelou que o estado geral era muito bom. Apesar de uma leve escurecida na região de força, comum nas placas da época, no restante não percebi maiores problemas ou consertos malfeitos, como em outros games.
Entretanto, eu não tinha em mão um resistor de 4 ohms para substituir o componente com a perna quebrada:
A solução, para poder testar o jogo, foi mesmo partir para a gambiarra, um método não recomendado em um componente que tende a esquentar, porém que a meu ver seria suficiente para mantê-lo ligado por um curto período de tempo. Com um pouco de solda bem aplicada, uni a perna do resistor novamente:
Testes de Funcionamento do Super Breakout
O primeiro teste após o “conserto” do resistor demonstrou que o arcade estava funcionando:
A regulagem de sincronia que determina a rolagem de tela é dada pelo Horizontal Hold:
E, assim, o jogo apareceu:
Eis a minha primeira partida de arcade Super Breakout:
Como um jogador que conheceu Super Breakout, até então, somente no Atari 2600, tive a ideia de montar lado a lado o videogame doméstico com o arcade para poder comparar os dois jogos:
O vídeo completo que resultou desta experiência mostra todas as variações de games do Super Breakout:
Este post é parte de uma série. Os capítulos anteriores são Post Introdutório: A Dinastia dos Pongs, 01 – Um Achado e o Início de uma Amizade e 02 – Chegada: Mais um Gabinete Quebrado.
O próximo post é o 04 – Desmontagem do Gabinete: Parte 1.
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