Super Breakout #01: Um Achado e o Início de uma Amizade
Na condição de jogador de Atari 2600, Super Breakout foi um jogo que marcou minha adolescência, em parte porque meu pai me presenteou, na época, com um Atari importado e um conjunto de controles paddle, que abriram o caminho para games pouco conhecidos no Brasil. Posteriormente, quando me tornei um colecionador de Atari, este cartucho sempre teve um significado especial, e me dediquei a colecionar todas as variações possíveis.
Quando comecei minha coleção de arcades, percebi que o gabinete do Super Breakout era relativamente raro. Até então, eu não sabia que haviam sido fabricadas menos unidades de SBO do que de Pong. Em 2021, uma pessoa de Utah colocou à venda um gabinete de uso doméstico através do Craiglist, um site americano de anúncios destinado a vendas regionais, que não oferece muitos recursos para enviar produtos a outras cidades ou estados.
Um dos usuários de um grupo de arcades no Facebook repostou o anúncio dizendo que ficava próximo ao vendador e poderia ajudar na compra, se necessário. Foi nessa hora que entrei em contato e conheci o Chris Miller.
Chris se mostrou uma pessoa muito proativa, se dispôs a ir até o local e até mesmo coletar e ficar com a máquina alguns meses até eu poder transportá-la. Isso para mim foi como uma grata surpresa. No mundo do colecionismo de Atari, especialmente no Brasil, me acostumei a conhecer pessoas competitivas, que disputavam itens e raramente estavam interessadas em genuinamente ajudar outros colecionadores.
Essa foi a realidade positiva que passei a conhecer no mundo dos arcades, fortalecendo a amizade franca entre pessoas adultas que mal se conhecem mas possuem um interesse em comum: resgatar a memória da Era de Ouro dos Video Arcades.
Enfim, o resto é história: Chris dirigiu até a cidade na qual o arcade se encontrava, levou-o até sua casa e o instalou junto com os demais arcades de sua coleção. Entre Ms. Pac-Man, Galaxian e outros tantos Arcade1Up (versões modernas com telas LCD), Chris manteve o Super Breakout bem cuidado até que iniciei o processo de coleta e importação.
Em outubro de 2023, quando visitei diversos colecionadores nos Estados Unidos, fiz questão de ir até Utah e conhecer de perto a coleção do Chris, que mostrei em vídeo:
Neste mundo, uma coisa leva a outra. Para mim, o maior benefício de ter conhecido o Chris não foi ter comprado o Super Breakout, mas sim ter feito uma amizade sem interesses que me levou a conhecer o lindo cenário do estado de Utah e, de quebra, visitar com o Chris arcades clássicos e colecionadores locais.
Esse conhecimento da realidade local em diversas regiões americanas, além do contato com pessoas de diferentes segmentos deste mundo dos arcades, é, sem dúvida, um aspecto ainda mais interessante do hobby, indo muito além de simplesmente colecionar arcades.
Este post é parte de uma série. O capítulo anterior é Post Introdutório: A Dinastia dos Pongs.
O próximo post é o 02 – Chegada: Mais um Gabinete Quebrado.
Pingback: Super Breakout – Atari Bronze Age Arcade Restoration (Índice) - - AntonioBorba.com
Pingback: Super Breakout #03: Testes e Comparativo com o Atari 2600 - AntonioBorba.com - AntonioBorba.com
Pingback: Super Breakout #02: Chegada: Mais um Gabinete Quebrado - AntonioBorba.com - AntonioBorba.com