Star Trek #14: Painel de Controle e Moldura do Monitor

Com o monitor color vector Electrohome G08-003, do meu arcade Star Trek, finalmente consertado e funcionando após 5 montagens, pude seguir para tratar dos últimos detalhes rumo à conclusão da restauração — afinal, agora seria tudo muito simples. Certo?

Bem, eu ainda estava enganado, como veremos ao longo deste capítulo e do próximo.

O Painel de Controle

O painel de controle deste arcade Star Trek foi adaptado e adesivado sobre o painel do Asteroids pelo fato de ser um kit de conversão oficial da Sega, conforme exposto anteriormente. Porém, o estado geral dos botões não era muito bom – um dos botões de game start estava com o plástico derretido, e todos, de forma geral, estavam bastante sujos:

Eu optei por remover todos os botões, desmontá-los com a retirada do anel de pressão e limpá-los com cotonetes usando o produto Simple Green, que é bastante utilizado para a limpeza de arcades. As molas foram limpas com panos umedecidos no produto.

O chicote original com os button holders e os leaf switches foi mantido. Na foto a seguir é possível perceber a presença de chapas metálicas utilizadas para cobrir os botões originais do Asteroids:

Star Trek Sega Arcade - Color Vector - Restoration - Control Panel

Os volcano buttons iluminados, clássicos presentes na maior parte das máquinas da Atari do início dos anos 1980, são utilizados geralmente para selecionar o início do jogo, permitindo escolher entre 1 ou 2 players. Optei por manter os originais, limpando-os e trocando apenas a capa (volcano), porém substituindo-a pela cor prata:

A parte de trás do painel, após todo o processo de limpeza, ficou desta forma:

Star Trek Sega Arcade - Color Vector - Restoration - Control Panel

E, finalmente, o comparativo de antes e depois do painel de controle do Star Trek com os volcano buttons em cor prata para combinar com o controle rotatório (knob).

O Difícil Molde para a Moldura do Tubo

Com a ajuda do Paulo, da Magic Hologram, já havíamos fabricado molduras, ou cardboard bezels, para diversos outros arcades que restaurei, geralmente em um papel com linhas curvas que dá um efeito excelente quando posicionado sobre o tubo. Entre os exemplos, estão os bezels feitos para o Space Duel, o Missile Command e o Track & Field.

Iniciamos o processo com o arcade Star Trek pensando em fazer no mesmo estilo:

No entanto, com o espaço apertado disponível entre o tubo e o painel de controle, principalmente na parte inferior, não conseguimos adaptar a moldura de modo que o acabamento ficasse com boa qualidade.

Dessa forma, resolvemos criar uma moldura com cortes retos, nos mesmos moldes do bezel original do Star Trek. 

O resultado ficou muito bom:

A Escolha do Acrílico

O arcade Star Trek, em seu gabinete original, possui um plexiglass (comumente chamado de “plexi”), ou acrílico transparente, sobre a moldura. A transparência permite que os vetores fiquem mais fortes, porém ela evidencia a parte cinza do fundo do tubo, mostrando de forma muito clara o burn que é especialmente presente em monitores vetoriais.

Já o acrílico fumê, existente no acabamento de boa parte dos arcades, sejam vetoriais ou rasters, tem o poder de disfarçar o burn e eliminar o efeito cinza, geralmente tornando o arcade esteticamente mais interessante, com pouco prejuízo do brilho. Os arcades vetoriais coloridos da Atari, como o Black Widow, utilizam vidro fumê.

Como esta versão de Star Trek é um kit de conversão em um gabinete de Asteroids, eu utilizei o plexi original do meu arcade Asteroids como modelo de medida para o Star Trek.

Contudo, como opção escolhida, optei pelo acrílico fumê, ou tinted plexi, para este acabamento, o que achei que tornou a máquina mais interessante em diversos aspectos. Compare o antes e o depois:

Quando ligada à noite, é possível perceber que o brilho dos vetores coloridos é pouco afetado:

Após os testes, confirmei esta como sendo, na minha opinião, a melhor escolha:

Este post é parte de uma série. Os capítulos anteriores são: Post Introdutório: Star Trek em um Gabinete de Asteroids?, 01 – Chegada: Um Bicho Completamente Novo, 02 – Diagnosticando Problemas no Monitor Electrohome G08-003, 03 – Revisão e Regulagem do Power Brick, 04 – Monitor G08 – Desmontando e Entendendo o Demônio, 05 – Monitor G08 – Primeira Tentativa de Reparo, 06 – Desmontagem do Monitor e da Boardset para Multigame, 07 – Desmontagem do Gabinete, 08 – Restauração Completa do Gabinete, 09 – O Desafio da Remontagem 1  Conjunto de Força, 10 – O Desafio da Remontagem 2: Cage + Boardset + Multigame, 11 – O Desafio da Remontagem 3: Monitor e Segunda Tentativa, 12 – Desconversão do Multigame e Terceira Tentativa e 13 – Monitor Vetorial G08 – Finalmente, Funcionando.

O próximo post é o 15 – Tentativa Frustrada de Instalar um Coin Button.

Conheça o passo a passo da restauração do Star Trek, arcade vetorial colorido da Sega, através do índice dos capítulos.

2 Respostas para Star Trek #14: Painel de Controle e Moldura do Monitor

  1. Pingback: Star Trek Sega Arcade Restoration (Índice) - AntonioBorba.com - AntonioBorba.com

  2. Pingback: Star Trek #15: Tentativa Frustrada de Instalar um Coin Button - AntonioBorba.com - AntonioBorba.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *