Star Trek #12: Desconversão do Multigame e Terceira Tentativa
Após, pela segunda vez, ter montado o monitor G08 do arcade Star Trek e não conseguir o esperado sucesso no funcionamento, só restava aguardar algumas semanas para que o Matt, da Vector Vault Arcade Repair, prosseguisse com a terceira tentativa de reparo e com o processo de desconversão do kit multigame.
Em algumas semanas, recebi um vídeo do Matt:
A cage, que eu havia enviado junto, também teve o bus (sistema de conexão das placas) completamente revisado e, ao contrário de algumas suspeitas, não apresentou problemas.
Finalmente, após mais algumas semanas, recebi do Matt a gaiola completa, montada – pelo menos, esse seria um trabalho que eu não teria. Entretanto, durante o frete de ida para os Estados Unidos, a pesada gaiola sofreu e chegou lá um bocado torta, conforme eu havia sido avisado pelo Matt.
Com a ajuda de um alicate, fiz o possível para desentortar a aba, se não completamente, o suficiente para que eu pudesse fixar a cage no gabinete novamente:
A montagem do boardset proposta pelo Matt é um pouco diferente da que eu estava utilizando. De cima para baixo, a ordem que ele utilizou foi:
- Universal Sound Board (a que precisa de maior espaço de respiro)
- CPU Board
- X-Y Timing Board
- X-Y Control Board (uma inversão com relação à montagem anterior)
- Speech Board
- EPROM Board (outra inversão)
O procedimento básico antes de colocar um sistema de gaiolas para funcionar é fazer o reseat (reassentamento) de todas as placas.
O procedimento de reinstalação da cage é bastante simples:
O maior cuidado é mesmo na hora de conectar o chicote com seus diversos plugs:
O primeiro teste, para minha surpresa, falhou. A esta altura do jogo, a cada falha, subia um arrepio de preocupação:
Entretanto, a restauração de arcades, sobretudo na parte eletrônica, requer boa dose de atenção e paciência para, muitas vezes, reconferir o passo a passo de uma instalação. Assim, durante nova checagem, eu percebi que um conector, de forma muito discreta, estava levemente solto:
Isso ocorre porque realmente há um excesso de cabos dentro da gaiola e, com a pressão da tampa, eles podem se movimentar. A solução da gaiola, especialmente no Star Trek, não é a melhor.
O novo teste da placa lógica foi bem-sucedido:
Terceira Montagem do Monitor G08
Após remontar e testar com sucesso a cage com o boardset lógico, chegou a vez, novamente, da montagem do monitor vetorial G08-003, da Electrohome, com o qual eu estava lutando desde a chegada do arcade ao Brasil.
Pela terceira vez, montei todos os componentes e instalei o chassis em seu devido lugar:
E, novamente, mais um teste…
… malsucedido!
A imensa frustração de lidar com este monitor, e perceber que ele funcionava nos Estados Unidos, mas não quando chegava em minhas mãos, já havia superado a leva de problemas que eu havia enfrentado durante o processo de restauração do monitor do Black Widow, que, agora, parecia um problema trivial diante da sequência de falhas do arcade da Sega.
Eu já havia me tornado um verdadeiro expert em testar saída vetorial com osciloscópio de tantas vezes que tive que fazer estes testes adicionais:
Como de costume, eu media o sinal XY em diversos pontos diferentes e todos apresentavam sucesso, levando novamente à conclusão de que as placas do monitor continuavam defeituosas.
Em alguns momentos, cheguei a discutir com o Matt se o problema não poderia ser no tubo, o que eventualmente condenaria a máquina. Mas, pela experiência dele e pelos sintomas apresentados, esse não seria o defeito.
Este post é parte de uma série. Os capítulos anteriores são: Post Introdutório: Star Trek em um Gabinete de Asteroids?, 01 – Chegada: Um Bicho Completamente Novo, 02 – Diagnosticando Problemas no Monitor Electrohome G08-003, 03 – Revisão e Regulagem do Power Brick, 04 – Monitor G08 – Desmontando e Entendendo o Demônio, 05 – Monitor G08 – Primeira Tentativa de Reparo, 06 – Desmontagem do Monitor e da Boardset para Multigame, 07 – Desmontagem do Gabinete, 08 – Restauração Completa do Gabinete, 09 – O Desafio da Remontagem 1 Conjunto de Força, 10 – O Desafio da Remontagem 2: Cage + Boardset + Multigame e 11 – O Desafio da Remontagem 3: Monitor e Segunda Tentativa.
O próximo post é o 13 – Monitor Vetorial G08 – Finalmente, Funcionando.