Star Trek #10: O Desafio da Remontagem 2 – Cage + Boardset + Multigame
Após montar toda a parte de força, ou power block, do arcade Star Trek, da Sega, eu já havia recebido de volta no Brasil o boardset completo com as placas lógicas convertidas para o multigame dos jogos vetoriais coloridos da Sega, além do monitor G08 que havia sido submetido a uma nova rodada de reparos.
Neste interessante vídeo, Matt Janeczek, da Vector Vault Arcade Repair, explica passo a passo da instalação do multigame, com os devidos testes, para que eu pudesse reproduzir a montagem no Brasil. Além disso, devido aos problemas anteriores com o monitor, eu havia solicitado ao Matt que me vendesse um segundo conjunto de Deflection Board + EHT Supply para ter como reserva, que Matt já testa nesta configuração:
Em seguida, ele também instalou um componente adicional que é opcional no kit multigame, chamado XY Rotation Board. O kit serve para permitir que o jogo Tac/Scan, originalmente feito para funcionar em um tubo montado na vertical, possa rodar corretamente em montagens horizontais mais comuns nos games vetoriais coloridos, como o Star Trek.
Dessa forma, o desafio havia começado. O primeiro deles era instalar as placas X-Y, que são conectadas por um pequeno flat cable. Na montagem original, a primeira delas era a X-Y Control, seguida da X-Y Timing. Porém, com a instalação da XY Rotation Board, ou Tac/Scan XY Video Mod, foi melhor adotar a ordem inversa, instalando primeiro a X-Y Timing Board e, em seguida, a X-Y Control Board:
Na sequência, optei por instalar a CPU Board no último slot, pois sabia que esta placa precisaria de um espaço adicional de respiro devido à conexão do chicote de saída:
Agora, era a hora de instalar as placas de som. O componente mais caro do kit multigame, curiosamente, não é a parte de CPU, mas sim a Multisound PCB – ela serve para reproduzir todos os sons dos diferentes jogos e obter uma experiência completa.
Nesta configuração, a Multisound PCB é instalada em sequência com a Universal Sound Board original nos terceiro e quarto slots, sendo ambas inseridas em simultâneo para evitar danos aos componentes. Esta é uma instalação justa, as placas entram raspando uma na outra. Eu optei por manter o quinto slot livre para haver espaço de respiro sobre os inúmeros capacitores que fazem parte da Universal Sound Board.
Após a instalação do Sega Multigame Kit, duas placas sobram e não precisam mais ser utilizadas: a EPROM Board e a Speech Board:
A ligação do painel de controle também muda. Devido à configuração para múltiplos jogos, o multigame exige uma ligação direta com uma placa especial de controle através de um longo flat cable:
Alguns componentes do kit precisam de adaptações que deixam dúvidas a respeito da correção do procedimento de instalação. Um exemplo é este pino conector, que, para se conectar ao chicote original, exige a retirada de uma key, e isso não é informado em local algum! O procedimento de keying é explicado neste post que escrevi sobre o monitor WG6100 do arcade Black Widow.
A cage com o boardset multigame completo estava pronta. Já o fechamento da tampa da cage é sempre um desafio, uma vez que o volume de cabos torna esta operação delicada:
Em seguida, com a instalação da cage no gabinete, faz-se necessária a ligação de todos os cabeamentos terra, bem como a conexão de todos os plugs:
O aspecto final é aquela confusão habitual de cabos:
Finalmente, um teste às cegas, ainda sem monitor, com sucesso!
Este post é parte de uma série. Os capítulos anteriores são: Post Introdutório: Star Trek em um Gabinete de Asteroids?, 01 – Chegada: Um Bicho Completamente Novo, 02 – Diagnosticando Problemas no Monitor Electrohome G08-003, 03 – Revisão e Regulagem do Power Brick, 04 – Monitor G08 – Desmontando e Entendendo o Demônio, 05 – Monitor G08 – Primeira Tentativa de Reparo, 06 – Desmontagem do Monitor e da Boardset para Multigame, 07 – Desmontagem do Gabinete, 08 – Restauração Completa do Gabinete e 09 – O Desafio da Remontagem 1 Conjunto de Força.
O próximo post é o 11 – O Desafio da Remontagem 3: Monitor e Segunda Tentativa.