Star Trek #09: O Desafio da Remontagem 1 – Conjunto de Força

O resumo do processo de restauração do arcade Star Trek, vetorial colorido da Sega, neste momento, era o seguinte:

  • boardset e monitor nos Estados Unidos para reparo;
  • gabinete recém-restaurado, por completo, na marcenaria;
  • todas as peças em caixas para serem remontadas.

Eu resolvi iniciar o trabalho, antes mesmo de ter as placas em mãos, através da montagem do conjunto de força deste arcade, que por si só já seria um desafio devido ao excesso de cortes e emendas no chicote e à instalação anterior de duas fontes, a original analógica e uma moderna, chaveada.

A primeira parte foi fácil: eu fixei a fonte chaveada, ou switching power supply, na lateral do gabinete onde se encontrava anteriormente, e o power brick, ou fonte analógica, acomodei no fundo do gabinete, com a base solta, para ter certeza de medir o comprimento de todas as ligações de cabos antes de fixá-lo.

Troquei o cabo de força/power cord antigo por um modelo novo, eliminando os conectores de rosca e crimpando conectores elétricos fêmea para uma conexão perfeita.

Outra missão seria restaurar o switch on/off que deveria ter originalmente na máquina. Com o tempo, é comum que estas peças estraguem e alguns proprietários optem por fazer uma ligação direta, o que não é o ideal.

Após medir o comprimento dos cabos e perceber que precisaria ramificar melhor as fiações positiva, negativa e neutra, adaptei o power cord desta forma, instalando uma bucha na chapa metálica para segurar o cabo no lugar exato desejado:

Por fim, a instalação do power switch se dá com a ligação interrompida dos cabos positivo e negativo, enquanto o neutro do power cord segue diretamente para o filtro EMI, que por sua vez recebe o positivo e o negativo da energia no pós-chave.

Muitos arcades controlam a entrada de energia através do filtro EMI – abreviação de Electromagnetic Interference. Este filtro serve para atenuar a interferência eletromagnética proveniente da rede elétrica.

Depois dessa instalação, eu já pude fixar a base do power brick no fundo do arcade, bem como parafusar os chicotes de força nos seus lugares originais.

Recuperação da Luminária do Marquee

Antes da restauração, a lâmpada fluorescente do marquee se encontrava da seguinte forma, caída e solta na parte superior do gabinete:

Star Trek Sega Arcade - Color Vector - Restoration

Meu desafio foi recuperar o suporte original, que por sua vez tinha um conector quebrado. Fixei o suporte da lâmpada com Super Bonder e utilizei cola quente para manter o suporte do starter preso à calha:

Depois, fixei a calha da lâmpada à lâmina de madeira que se encaixa na região anterior ao marquee. O chicote elétrico desce por trás e se conecta à estrutura interior de fonte de alimentação.

O funcionamento do interlock switch é algo interessante de ser compreendido. Muita gente não gosta deste tipo de conector que faz parte dos chicotes originais da maior parte dos arcades. O objetivo é desligar a máquina uma vez que se abra a coin door ou a back door de um gabinete.

interlock switch atua da seguinte forma: ao pressioná-lo, ele liga a conexão que circula por ele, colocando a máquina para rodar. É assim que ele funciona conectado a uma porta. Ao abrir o gabinete e constatar a necessidade de manutenção, é possível puxá-lo para trás e, dessa forma, mantê-lo fixo na posição on:

Neste segundo vídeo, em que tento ligar o arcade testando a luminária (mas ela falha), é possível compreender melhor a relação entre os dois interlock switches que geralmente existem nas máquinas e as duas portas de acesso ao interior do gabinete:

Em seguida, comprei outra lâmpada fluorescente de 15W e transferi o pedaço de papelão que serve para fixá-la à calha e impedir que caia acidentalmente.

O funcionamento, desta vez, foi perfeito, indicando também que a fonte estava instalada corretamente. Na segunda foto, é possível perceber como o papelão colocado nas extremidades da lâmpada se insere no suporte e a fixa no lugar através de dois pinos em L. 

Aproveitei para fazer uma boa limpeza na grade dos alto-falantes (speaker grill). 

As chapas metálicas de fixação do marquee receberam uma camada de pintura eletrostática (powder coating). O marquee, depois de instalado no gabinete restaurado, ficou muito bonito:

Este post é parte de uma série. Os capítulos anteriores são: Post Introdutório: Star Trek em um Gabinete de Asteroids?, 01 – Chegada: Um Bicho Completamente Novo, 02 – Diagnosticando Problemas no Monitor Electrohome G08-003, 03 – Revisão e Regulagem do Power Brick, 04 – Monitor G08 – Desmontando e Entendendo o Demônio, 05 – Monitor G08 – Primeira Tentativa de Reparo, 06 – Desmontagem do Monitor e da Boardset para Multigame, 07 – Desmontagem do Gabinete e 08 – Restauração Completa do Gabinete.

O próximo post é o 10 – O Desafio da Remontagem 2: Cage + Boardset + Multigame.

Conheça o passo a passo da restauração do Star Trek, arcade vetorial colorido da Sega, através do índice dos capítulos.

1 Respostas para Star Trek #09: O Desafio da Remontagem 1 – Conjunto de Força

  1. Pingback: Star Trek #15: Tentativa Frustrada de Instalar um Coin Button - AntonioBorba.com - AntonioBorba.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *