Star Trek #07: Desmontagem do Gabinete
Após desmontar o boardset e o monitor vetorial do arcade Star Trek, da Sega, para mais uma seção de reparos nos Estados Unidos, surgiu o momento ideal para prosseguir na desmontagem completa do gabinete com objetivo de proceder aos reparos cosméticos que o arcade merecia.
Por dentro, este gabinete tinha muitas furações desnecessárias, provenientes de adaptações anteriores e, possivelmente, até mesmo dos locais originais de fixação do hardware do Asteroids, lembrando que este é um arcade convertido. Havia até resíduos de cola de um reparo malfeito:
A placa de madeira do power brick estava solta no fundo do gabinete em meio a um emaranhado de fios:
Sem contar o excesso de emendas com conectores do tipo rosqueáveis, o que eu particularmente não gosto e considero uma prática ruim, como já mencionei em outros artigos.
Outro clássico defeito de máquinas antigas é o switch on/off, ou power switch: quando estraga, é comum que alguém faça um bypass e elimine a função. Para uma coleção que visa preservar a originalidade, isso é inaceitável:
As chapas metálicas de fixação do marquee também estavam em mau estado de conservação, e a própria lâmpada estava solta. Nesses casos, é sorte quando a lâmpada não se quebra durante o transporte:
A própria madeira de base do marquee estava solta:
É sempre interessante remover a grade dos alto-falantes (speaker grill), pois, com anos de uso, são peças que ficam invariavelmente cobertas de poeiras e, em muitos gabinetes, elas se localizam logo acima da área do monitor e painel:
Por fim, após muito cuidado para catalogar todos os componentes, encaixes do chicote e detalhes de fixação, o gabinete foi 100% desmontado. Na primeira foto, é possível ver um dos principais defeitos, que é a parte de baixo quebrada:
E aqui estão todos os componentes do arcade Star Trek devidamente desmontados:
Fato curioso: ao observar de perto o gabinete do Star Trek proveniente da conversão do Asteroids, foi possível perceber um ligeiro relevo por baixo da tinta preta:
Este desenho é proveniente da arte original do Asteroids, feita com serigrafia diretamente na madeira:
Componentes, enfim, organizados e guardados, o gabinete seguiu para reforma na marcenaria:
Este post é parte de uma série. Os capítulos anteriores são: Post Introdutório: Star Trek em um Gabinete de Asteroids?, 01 – Chegada: Um Bicho Completamente Novo, 02 – Diagnosticando Problemas no Monitor Electrohome G08-003, 03 – Revisão e Regulagem do Power Brick, 04 – Monitor G08 – Desmontando e Entendendo o Demônio, 05 – Monitor G08 – Primeira Tentativa de Reparo e 06 – Desmontagem do Monitor e da Boardset para Multigame.
O próximo post é o 08 – Restauração Completa do Gabinete.