Star Trek #03: Revisão e Regulagem do Power Brick
A partir da constatação de que havia problemas de voltagem no monitor G08 do arcade Star Trek, e com a ajuda de Matt Janeczek da Vector Vault Arcade Repair, resolvemos medir a corrente originada pelo power brick. Neste gabinete, o power brick (fonte analógica original) estava alimentando o monitor Electrohome, enquanto a moderna fonte switching estava direcionada para o conjunto de placas da cage.
O power brick estava, inclusive, solto logo acima de uma ripa de madeira frouxa que indicava que parte do fundo do gabinete estava quebrada. A corrente alternada fornecida do power brick para o monitor estava ao redor de 53V. Embora aceitável, Matt queria baixar esse número para algo em torno de 47V.
Após a medição, o conjunto da base do power brick foi desconectado e retirado do gabinete:
Com a retirada, aproveitei para fazer uma limpeza do fundo:
Em seguida, o ajuste no power brick envolvia desconectar e mudar de posição alguns cabos, mais precisamente descer “uma casa” cada um dos fios, saindo da ligação “1-3” para “2-4”:
Eu não gosto muito de conexões com solda, embora elas possam ser mais confiáveis para arcades que são transportados. De uma forma ou de outra, essa mudança representa uma oportunidade para substituir a solda por conectores apropriados:
Após a mudança, a voltagem caiu de 53V para 46V:
Com o monitor ainda fora da máquina, realizei novo teste, que continuou negativo, sem que o monitor apresentasse glow ou qualquer indício de estar ligado.
Este post é parte de uma série. Os capítulos anteriores são: Post Introdutório: Star Trek em um Gabinete de Asteroids?, 01 – Chegada: Um Bicho Completamente Novo e 02 – Diagnosticando Problemas no Monitor Electrohome G08-003.
O próximo post é o 04 – Monitor G08 – Desmontando e Entendendo o Demônio.