Star Trek #01: Chegada – Um Bicho Completamente Novo
Lembro bem que a expectativa para a chegada do Star Trek era alta – mal poderia esperar para jogar, pela primeira vez na vida, um arcade vetorial da Sega.
Comprei esse gabinete sabendo que faltava o bezel, ou moldura do monitor, mas eu sabia onde encomendar um e que seria fácil de restaurar. Porém, durante o transporte, houve um dano significativo na parte frontal inferior do gabinete:
O transporte internacional de qualquer arcade costuma trazer surpresas, muitas vezes desagradáveis, e alguns sustos, como ter componentes soltos dentro do gabinete, como no caso do Space Duel. Portanto, antes de qualquer tentativa de ligar a máquina, a inspeção é fundamental:
Inicialmente, o Star Trek se mostrou um mecanismo mais complexo do que aqueles com os quais eu estava acostumado, especialmente pelo fato de haver duas fontes de energia instaladas: o power brick original, ao fundo do gabinete, e uma switching power supply moderna, instalada na lateral esquerda.
Posteriormente, identifiquei que uma estava direcionada ao monitor, e a outra, ao boardset, um arranjo interessante que ajuda a dividir a carga. No entanto, me pergunto se é mesmo a melhor escolha, uma vez que isso acaba gerando dois pontos possíveis de falha.
O que também chama a atenção neste arcade, e me causou certa preocupação, é o monitor G08, que faz parte do sistema G80 da Sega. Além da complexidade dos componentes, é possível perceber, pelas imagens abaixo, que a neck board fica colada na parte superior do gabinete, o que é um perigo iminente, uma vez que um movimento mais brusco do chassis para trás poderá ocasionar a quebra do pescoço do tubo, inutilizando a máquina:
Na verdade, o chassis fica preso ao suporte de madeira por poderosos parafusos e porcas, sendo improvável que ocorra algum movimento no transporte. O perigo mesmo está na manutenção, ao se soltar o conjunto para reparos. É preciso tomar cuidado extra com a proximidade da placa ao retirar e recolocar o monitor no lugar.
Assim, é chegada a hora do primeiro teste:
Conforme esperado para quem leu a introdução a estes posts, a expectativa logo se transformou em frustração, pois estávamos com o jogo funcionando às cegas (playing blind). Se, por um lado, isso possibilita identificar que o conjunto de placas está funcionando, o que resta é um possível problema de monitor, que, sendo um vetorial colorido, já nos prepara para dificuldades à frente.
Este post é parte de uma série. O capítulo anterior é: Post Introdutório: Star Trek em um Gabinete de Asteroids?.
O próximo post é o 02 – Diagnosticando Problemas no Monitor Electrohome G08-003.