Space Duel #9: Final – Restauração Completa
Uma restauração relativamente fácil, mas feita tomando-se todos os cuidados necessários para ter uma máquina por muitos anos de uso e com baixa probabilidade de problemas – é assim que defino o processo pelo qual passei com o Space Duel:
O ponto forte deste gabinete é a altíssima qualidade da side art original, em ambos os lados:
De perto, o brilho e as cores são ainda mais evidentes e, possivelmente, estão como eram há mais de 40 anos:
As etiquetas de números seriais ainda estão plenamente preservadas:
O monitor vetorial colorido apresenta ótima qualidade de cores:
O overlay do painel de controle está praticamente em perfeito estado:
O Manual Original
Sempre que possível, ter o manual de um arcade representa um belíssimo toque de classe em uma coleção.
E, no caso do Space Duel, não foi diferente – tive a oportunidade de adquirir um manual completo, original, em perfeito estado de conservação, se é que um dia foi usado.
Até mesmo os adesivos de marcação de preço de ficha estavam presentes, o que eu apenas tinha visto no manual do Joust:
Botões – O Toque Final
Após terminar a restauração e tirar todas as fotos acima, eu passei a jogar bastante o Space Duel, que sempre fez sucesso ao receber amigos. Porém, com o passar do tempo, passou a me incomodar a sensação de que os botões estavam um pouco rígidos, deixando os dedos doloridos após muitas dezenas de tiros.
Foi quando eu resolvi importar um lote de botões para substituir os originais por peças novas, com molas descansadas. O vermelho “deu match”, com a coloração perfeita, porém, ao chegar o verde, a diferença foi perceptível:
Por esse motivo, tomei a decisão de abrir todos os botões verdes e recuperá-los, um a um. Isso envolve uma limpeza completa das molas, com lubrificação à base de vaselina.
Os botões vermelhos foram todos substituídos por novos. Neste arcade, é neste lado, o direito do painel de controle, que joga o primeiro jogador. Os botões verdes, do player 2, acabam sendo ligeiramente menos importantes, porém, mesmo assim, a limpeza fez efeito e melhorou muito a jogabilidade.
Botões trocados, agora sim, finalmente, podemos concluir com sucesso a restauração do Space Duel nos aspectos visual e funcional.
Este post é parte de uma série. Os capítulos anteriores são: Post Introdutório: Space Duel = Asteroids 3?, 01 – Um Gabinete Quase Perfeito, 02 – Monitor Wells-Gardner com Problemas de Voltagem, 03 – Substituição do Monitor WG6100, 04 – AVG Chip, High Score Save e Placa Reserva, 05 – Regulagem do Monitor e Desmagnetização do Tubo, 06 – Manutenção Preventiva do Conjunto de Força, 07 – Limpeza do Gabinete e 08 – Coin Lights, Moldura e Back Door.