Space Duel #7: Limpeza do Gabinete
Como foi comentado desde o início da série de posts sobre o arcade Space Duel, este exemplar que eu consegui adquirir encontrava-se com a arte-final original em excepcional estado de conservação, sendo possivelmente o melhor da minha coleção até hoje. Nos arcades Upright da Atari, geralmente essa condição é mais bem observada nas laterais, onde o maravilhoso e inovador design da marca é percebido em toda a sua glória: são as famosas side arts.
Como as side arts dos gabinetes Atari da época possuem, em sua maioria, fundo branco, tornam-se mais suscetíveis à sujeira. Por outro lado, a maior parte das sujidades costuma ficar próxima às beiradas do gabinete, onde naturalmente há mais contato com as mãos e materiais de transporte.
A primeira etapa da limpeza foi realizada com o Simple Green, um produto americano amplamente utilizado para remover sujeira e também para limpar placas de arcades. Confira neste vídeo acelerado, com menos de um minuto, a diferença proporcionada pela aplicação do Simple Green com uma esponja:
O antes e depois do gabinete já demonstra, perceptivelmente, a melhora na limpeza, especialmente nas bordas brancas:
O mesmo procedimento foi adotado no outro lado, demonstrando ainda melhor a limpeza das partes brancas:
No entanto, havia como melhorar ainda mais a condição do gabinete com a utilização da famosa “esponja mágica”. Esta foi uma dica que recebi do Jeff Willard, da página Ozark Mountain Arcade.
Estas esponjas contêm um produto químico chamado melamina e, com a adição de água, se transformam em algo parecido com lixas muito suaves (menos que uma lixa d’água). Entretanto devem ser utilizadas com cuidado, pois, passadas sobre cores e superfícies com aplicação de brilho, podem danificá-las e tornar o acabamento fosco.
A diferença do antes e depois da esponja mágica é surreal:
Acompanhe o resultado do gabinete após a limpeza meticulosa:
E isso não é tudo! Eu descobri que um excelente uso para a melamina é a aplicação em overlays de painéis de controle (control panel overlay, ou CPO):
Após limpar com Simple Green e depois com a esponja mágica, o resultado foi incrível:
Obs.: não é aconselhável passar a esponja mágica nos botões, pois vai estragar o brilho do verniz.
Em seguida, a inspeção e a limpeza do marquee. Depois que encontrei um ninho de esquilos dentro do marquee do Black Widow, passei a adotar como procedimento sempre abrir e revisar esta parte do gabinete:
No marquee do Space Duel, estava tudo em ordem:
Aproveitei para limpar a frente e o verso do marquee (com Simple Green) e realizar a limpeza da lâmpada:
Este post é parte de uma série. Os capítulos anteriores são: Post Introdutório: Space Duel = Asteroids 3?, 01 – Um Gabinete Quase Perfeito, 02 – Monitor Wells-Gardner com Problemas de Voltagem, 03 – Substituição do Monitor WG6100, 04 – AVG Chip, High Score Save e Placa Reserva, 05 – Regulagem do Monitor e Desmagnetização do Tubo e 06 – Manutenção Preventiva do Conjunto de Força.
O próximo post é o 08 – Coin Lights, Moldura e Back Door.