Space Duel #6: Manutenção Preventiva do Conjunto de Força
A partir do momento em que um arcade, especialmente com tecnologia vetorial, está com monitor e placa-mãe revisados, é muito importante realizar a manutenção preventiva do conjunto de força para evitar que peças simples e baratas possam ocasionar danos aos componentes mais caros.
O conjunto de força, ou power block, dos arcades vetoriais da Atari geralmente é formado por 2 peças, incluindo o bloco do transformador, ou power brick, e a placa reguladora de áudio, ou Atari Audio Regulator A/R board, além do cabo de força, ou power cord.
Este arcade chegou com o cabo de força solto dentro do gabinete, o que é até bom para a segurança do transporte e fácil de fixar posteriormente. O plug certamente foi um dos primeiros que recebi com os 3 pinos em perfeito estado.
O power brick, em bom estado de conservação, curiosamente foi fixado com um conjunto de parafusos bit square, também conhecidos como square head, Robertson screw ou, ainda, Scrulox screw drive. Inicialmente com patente registrada e mais conhecidos no Canadá, estes parafusos ficaram populares mundialmente após a expiração da patente. São tidos como mais eficientes do que parafusos tradicionais ou Phillips, apresentando menos problemas de deslizamento de chave e sendo mais rápidos de aplicar em linhas de montagem.
De qualquer forma, foi uma excelente oportunidade de estrear o meu conjunto de ponteiras quadradas. O bloco de transformador estava fixado sobre uma placa metálica, o que é excelente para o melhor acabamento do conjunto, mas nem sempre está presente nos arcades que tive oportunidade de restaurar.
O power brick estava em bom estado, apenas empoeirado, como seria de se esperar. O procedimento padrão que adoto é a substituição do capacitor Big Blue, que pode ocasionar inúmeros glitches no jogo quando defeituoso. Além disso, realizo a limpeza completa, retirando a poeira, desconectando todos os plugs e aplicando o DeoxIT para prevenir corrosão e melhorar a condutividade.
O cabo de força foi mantido, embora, para dar mais espaço interno, eu tenha optado por trocar a bucha plástica e fixá-lo novamente na chapa metálica, aumentando o comprimento da seção que fica dentro do gabinete. Quando a instalação da chapa é feita através deste detalhe recortado na madeira, não é necessário fixá-la com parafusos, facilitando a remoção para transporte:
A Atari Audio Regulator A/R board geralmente não precisa de uma rebuild completa. O mais importante é revisar as soldas que ficam nos pés dos conectores, pois elas costumam quebrar com o passar do tempo devido à força necessária para conectar e desconectar os plugs Molex:
Caso perceba-se alguma solda solta ou com trincas, é necessário fazer o reflow dos conectores, um procedimento bem simples, que envolve encostar o ferro de solda para derreter novamente cada um dos pontos. Eventualmente, se algum apresentar pouca quantidade de estanho, pode-se acrescentar um pouco mais.
Por fim, a substituição altamente recomendada do transistor 2N3055 é uma garantia para evitar problemas futuros, especialmente em arcades vetoriais:
Este post é parte de uma série. Os capítulos anteriores são: Post Introdutório: Space Duel = Asteroids 3?, 01 – Um Gabinete Quase Perfeito, 02 – Monitor Wells-Gardner com Problemas de Voltagem, 03 – Substituição do Monitor WG6100, 04 – AVG Chip, High Score Save e Placa Reserva e 05 – Regulagem do Monitor e Desmagnetização do Tubo.
O próximo post é o 07 – Limpeza do Gabinete.