Space Duel #5: Regulagem do Monitor e Desmagnetização do Tubo
Até hoje eu nunca recebi um arcade com o monitor devidamente regulado, e, considerando que houve troca de placas defletoras, entre outros componentes, é praticamente obrigatório realizar certo grau de ajuste na imagem.
Nos arcades vetoriais coloridos da Atari, diferentemente do que se possa pensar, esses ajustes não são realizados nas placas do monitor, mas sim na placa-mãe do game (PCB). Os potenciômetros utilizados para isso são XSIZE, YSIZE, XCTR e YCTR. Além disso, na maior parte das vezes é necessário ajustar certa geometria através do XBIP e do YBIP, que controlam a intersecção das linhas diagonais com o grid reto.
O processo de ajuste do monitor vetorial geralmente exige a presença de duas pessoas, a não ser que seja realizado com o chassis do monitor fora da máquina. O vídeo a seguir ajuda a entender o funcionamento dos pots SIZE e BIP:
Após a conclusão dos ajustes e com a geometria dentro de um limite bastante satisfatório, iniciam-se os testes de cores. Este grid denota claramente o offset ou a falta de convergência entre os canhões RGB no canto inferior direito da máquina (canto esquerdo de quem olha).
Degaussing – Nível 1
Para resolver o problema, é necessário fazer um processo de desmagnetização ou degaussing do tubo. Uma bobina para desmagnetização, ou degaussing coil, não é muito fácil de encontrar no Brasil. O recomendável é trazer um modelo profissional dos Estados Unidos. O processo indicado é realizar a operação em círculos, indo de perto para longe do tubo:
Como é possível perceber nos vídeos, o processo, apesar de realizado corretamente, não deu muito certo. Veja o antes e depois, com pouquíssima melhora:
Degaussing – Nível 2
Alguns tubos apresentam problemas de magnetização oriundos da posição em que se encontram em relação ao polo magnético – ao menos é o que diz a lenda. Parece incrível, mas diversos especialistas recomendam a rotação em 90 graus do gabinete como forma de tentar desmagnetizar o tubo.
Importante: nunca rotacione um arcade ligado. É sempre necessário desligá-lo antes, do contrário a magnetização pode piorar muito.
No meu caso, a segunda tentativa também se mostrou infrutífera:
Degaussing – Nível 3
O nível 3 de desmagnetização consiste em procurar e eliminar possíveis pontos de atração magnética que possam estar perto do tubo, especialmente na direção da falha. No caso do Space Duel, a possível fonte de problemas poderia estar nos alto-falantes. Desse modo, aquele mais próximo à parte distorcida da imagem foi removido:
Novo processo de desmagnetização com a bobina foi realizado e, para consternação geral, nada mudou:
A próxima tentativa de resolver o problema consistiria em desmontar o tubo e retirar alguns componentes do pescoço para aplicar um ímã de neodímio ao redor da malha. Pela minha avaliação, o processo já estava ficando perigoso, pois um eventual dano em alguns componentes do tubo poderia ser irreversível.
Por esses motivos, resolvi deixar dessa forma e conviver com a distorção magnética.
Este post é parte de uma série. Os capítulos anteriores são: Post Introdutório: Space Duel = Asteroids 3?, 01 – Um Gabinete Quase Perfeito, 02 – Monitor Wells-Gardner com Problemas de Voltagem, 03 – Substituição do Monitor WG6100 e 04 – AVG Chip, High Score Save e Placa Reserva.
O próximo post é o 06 – Manutenção Preventiva do Conjunto de Força.
Pingback: Space Duel - Atari Arcade Restoration (Índice) - AntonioBorba.com - AntonioBorba.com