Space Duel #2: Monitor Wells-Gardner com Problemas de Voltagem

Todas as dificuldades que julgo serem possíveis de enfrentar com monitores vetoriais coloridos eu vivenciei para colocar meu arcade Black Widow em funcionamento. Aprendi o suficiente para saber que, por exemplo, antes de colocar um monitor WG6100 para funcionar, é preciso seguir um passo a passo.

arcade Space Duel segue a mesma tecnologia dos color vectors da Atari, todos com monitores Wells-Gardner Quadrascan Color XY, ou WG6100. Em um vector, estar funcionando fora do Brasil é uma coisa. Ao receber o arcade, é prudente seguir uma sequência para ligá-lo. Para isso, é recomendável desligar o cabo do monitor e realizar testes básicos na placa-mãe, a começar pela corrente de alimentação, que precisa estar por volta de 5V:

Space Duel Arcade Upright by Atari - PCB Voltage Test

Em seguida, ainda com o multímetro, é possível testar as voltagens X e Y dos vectors horizontais e verticais. Essas saídas transmitem corrente alternada (AC) e corrente contínua (DC) ao mesmo tempo, ou, como alguns preferem utilizar, a AC seria a medição do offset da DC, que é um deslocamento da onda para fora do eixo.

Space Duel Arcade Upright by Atari - PCB Voltage Test

Em um monitor WG6100, a corrente alternada (AC) é responsável pelo tamanho da imagem e pode ser ajustada pelos potenciômetros XSIZE e YSIZE, enquanto a corrente contínua (DC) determina a centralização da imagem e pode ser ajustada pelos potenciômetros XCTR e YCTR, todos na PCB, ou placa-mãe, do jogo.

A medição AC geralmente fica entre 0 e 1, podendo estar positiva ou negativa, enquanto a medição DC varia entre 1 e 2, podendo chegar até 4 conforme a versão do jogo. Acompanhe neste vídeo a medição AC e DC dos eixos Y e X do Space Duel:

Estando a medição OK, é hora de ligar o osciloscópio em modo XY para formar uma imagem. A configuração se dá ligando os 2 eixos do scope às respectivas saídas de teste e um dos neutros ao ground da placa:

Space Duel Arcade Upright by Atari - PCB Voltage Test

Em seguida, o desenho do jogo deve se formar, sendo que, em osciloscópios digitais como neste Rigol DS1054z, o desenho não fica tão nítido, mas é possível perceber que o funcionamento está perfeito.

Em seguida, iniciam-se os testes na deflection board do monitor, especialmente quanto ao funcionamento dos transistores de chassis, obedecendo a uma sequência de checagens de continuidade em cada uma das 6 unidades:

Space Duel Arcade Upright by Atari - WG6100 Transistor Test

Alguns testes de liga e desliga devem ser feitos com uma alternância de ligação entre os cabos para detectar se a placa defletora está funcionando, gerando os vetores, e se o sistema de emergência (spot killer) está ativo. Aí, então, parte-se para o ajuste da alta voltagem da HV cage.

No post do Black Widow, eu explico o passo a passo desse setup de testes da alta voltagem e utilizo uma chave de fenda com cabo plástico. Desta vez, eu consegui adquirir uma ferramenta mais apropriada para esse tipo de ajuste, que é uma chave de fibra de vidro, utilizada para evitar a condução de qualquer tipo de corrente. Por ser um pouco longa, deu certo trabalho para posicionar no local adequado, mas funcionou:

Finalmente, após concluir os testes e a regulagem, eu conectei todos os cabos e fui verificar o funcionamento do monitor. Neste vídeo, é possível perceber que o vermelho e o verde estavam sumindo, permanecendo apenas o azul na tela. Demorando longo tempo para formar a imagem e depois perdendo a força, o monitor estava com problemas e comecei a desconfiar justamente da gaiola de alta tensão:

Este post é parte de uma série. Os capítulos anteriores são: Post Introdutório: Space Duel = Asteroids 3? e 01 – Um Gabinete Quase Perfeito.

O próximo post é o 03 – Substituição do Monitor WG6100.

Conheça o passo a passo da restauração do Space Duel Arcade Upright by Atari, através do índice dos capítulos.

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