Por que Warlords é um Arcade tão Desejado?

Warlords, conforme introduzido no post de índice desta série, é um dos arcades que, em sua versão Cocktail, estão entre os três mais desejados por colecionadores, a chamada “tríade de holy grails”.

Para entender um pouco mais o motivo que leva a isso, é preciso retroceder no tempo, até a ocasião da fabricação do primeiro video arcade da Atari, o Pong, em 1972:

Pong - Atari First Video Arcade - Antonio Borba

O game básico e cativante de Pong, emulando um jogo de tênis, deu origem a uma geração de arcades de esporte, incluindo incontáveis clones produzidos por concorrentes, como o Paddle-Ball, da Williams, fabricado em 1973:

Paddle-Ball by Williams - A Very Rare Pong Clone - Antonio Borba

No mesmo ano, a Atari lançou o raríssimo Pong Doubles, que emulava um jogo de tênis em duplas, no qual até 4 jogadores poderiam jogar ao mesmo tempo. Um ano depois, em 1974, a Atari lançou o Quadrapong, um arcade tão raro que até encontrar fotos de um gabinete é praticamente impossível. A imagem a seguir foi retirada de um vídeo:

Quadrapong - Incredibly Rare Arcade

No entanto, seria no ano de 1976 que a Atari aperfeiçoaria o conceito consagrado por Pong, através do jogo Breakout, um sucesso comercial indescritível que deu origem à sua própria série de clones e evoluções, alcançando seu auge 10 anos depois com o lançamento do Arkanoid pela Taito, em 1986.

Breakout - A Very Early Predecessor to Arkanoid

Curiosamente, Breakout ficou famoso por ter sido o projeto que Steve Jobs foi contratado para desenvolver por USD 5,000 e, por sua vez, subcontratou Steve Wozniak para a função, prometendo dividir o bônus. Woz o desenvolveu em tempo recorde de 4 dias, mas recebeu de Jobs somente USD 350 pelo trabalho, sem saber do bônus. O golpe foi descoberto somente alguns anos depois.

Foi apenas em 1978, com o jogo Super Breakout, que a Atari consolidou o uso do microprocessador, uma invenção da década de 70 que começava a fazer parte das placas-mãe mais sofisticadas, permitindo o uso de muito mais regras lógicas ao mesmo tempo que eliminava os antigos chips TTL. Esse arcade game, por sinal, foi desenvolvido por Ed Rotberg, que dois anos depois viria a criar o Battlezone, um jogo vetorial de gigantesco sucesso até os dias de hoje.

Super Breakout - A Breakout Successor With Microprocessor

Pois bem, o que isso tem a ver com Warlords?

Em uma era muito distante dos jogos multiplayer, existia um clamor pelo desenvolvimento de arcades e videogames domésticos que permitissem um maior número de pessoas jogando ao mesmo tempo, e a busca pelos Quadrapongs da vida refletia isso.

Entramos na década de 1980 e a Atari lança o jogo Warlords, disponível em duas versões: a Upright, permitindo até 2 jogadores em simultâneo contra 2 posições do computador, e a Cocktail, que permitia que até 4 competidores jogassem ao mesmo tempo:

Warlords Cocktail Arcade - Up to 4 Players can Play at the Same Time

Curiosamente, Warlords é um dos poucos games em que a versão Upright e a Cocktail possuem características diferentes. Enquanto a Upright é em preto e branco, utilizando overlay para simular as cores, a Cocktail é um jogo colorido. E, aparentemente, ambas utilizam a mesma placa-mãe.

Warlords é considerado uma combinação de Breakout e Quadrapong e foi um dos poucos jogos programados por uma mulher, Carla Meninsky, que mais tarde se tornou advogada e passou a atuar na área de propriedade intelectual.

O vídeo a seguir demonstra por que o Warlords Cocktail é uma máquina tão desejada em qualquer game room, sendo diversão garantida para 4 pessoas jogarem ao mesmo tempo e sempre uma das mais procuradas ao reunir um grupo de amigos:

E, assim, formou-se a tríade de holy grails

Dos 3 arcades em formato Cocktail mais desejados, Warlords é o mais caro em valor de mercado. Foram produzidos pouco mais de 1.000 gabinetes para o modelo Upright em 1980. Já a versão Cocktail é ligeiramente menos rara, com cerca de 1.200 gabinetes fabricados. Porém, conforme explicado anteriormente, este é o modelo mais desejado entre colecionadores.

tríade dos holy grails de Cocktails é formada, portanto, pelos seguintes arcades:

  1. Joust, da Williams: com apenas 500 unidades fabricadas no modelo Cocktail em 1982, é o mais raro de todos e se destaca por ter o gabinete mais bonito entre os arcades de mesa. Foi também o primeiro jogo a permitir o formato cooperative play, sendo, por este motivo, o primeiro Cocktail a colocar os jogadores lado a lado (na verdade, quase em diagonal).
  2. Track & Field, da Konami/Centuri: febre absoluta entre os anos de 1983 e 1984, é o mais moderno entre os três e possui jogabilidade bem mais complexa que os demais. Também possibilita a competição com até 4 jogadores posicionados, embora os turnos sejam de 2 em 2 em simultâneo. Seu destaque se dá pela alta jogabilidade e replayability, mas é também um jogo bem mais difícil e que exige bastante tempo de treinoantes de novos jogadores conseguirem participar de uma partida.
  3. Warlords, da Atari: dos três arcades aqui apresentados, Warlords é o único que permite que 4 jogadores participem ao mesmo tempo e é o que requer menor curva de aprendizado. Com cerca de 30 segundos de jogo, qualquer pessoa já entende os fundamentos básicos, o que torna possível jogar partidas bastante competitivas, em turnos rápidos e com vitórias apertadas. Por esse motivo, possui elevada replayability ao reunir um grande grupo de pessoas.

Este post é parte de uma série.

O próximo post é o 01 – Uma Oportunidade de Compra Imperdível.

Conheça o passo a passo da restauração do Warlords Cocktail Arcade by Atari, através do índice dos capítulos.

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