Missile Command #5: Restauração Completa do Gabinete
O gabinete do meu exemplar de Missile Command, na versão Cocktail, apesar da excelente condição dos componentes eletrônicos, necessitava de uma restauração estética completa.
Como vemos abaixo, sem os componentes internos o gabinete apresentava-se em uma situação um tanto precária – um recorte havia sido feito para acomodar um monitor com chassis diferente do original, deixando pedaços de madeira dentro da máquina, e todo o exterior estava malcuidado, com partes quebradas.
O principal requisito da restauração, conforme minha análise do gabinete, foi manter a originalidade sempre que possível. Assim, fabricar outro gabinete utilizando este como modelo estava fora de cogitação – caso o fizesse, meu arcade seria uma réplica.
A marcenaria escolhida para este trabalho foi a JR&N, de Curitiba. Para quem tiver interesse, o contato é com o Neno, através do telefone (41) 98818-7557.
Partindo do conceito de preservar o gabinete, o arcade foi encaminhado para a marcenaria, onde o primeiro passo foi a retirada do laminado original e o conserto das partes quebradas de madeira. Em seguida, todo o aglomerado de madeira que faz o acabamento interno foi reparado, lixado e mantido sem arestas. Depois, foi aplicado um verniz com cola para interromper o processo de esfarelamento que a madeira sem acabamento apresentava.
O próximo passo foi a escolha do novo padrão de laminado. Sendo impossível encontrar um padrão de madeira idêntico ao da época, eu procurei seguir a linha da restauração de um arcade Joust da minha coleção, feita com tom avermelhado. A escolha, em caso de dúvida, deveria pender para um tom mais avermelhado que o original, pois geralmente o resultado é bastante satisfatório para este tipo de móvel.
Escolhido o padrão de laminado, o próximo passo foi a troca de toda a moldura de borracha original do arcade. Esta moldura, também chamada de T-Molding (ou T-Moulding) acompanha as chapas de madeira que ficam ao redor ou na parte frontal dos gabinetes, proporcionando acabamento e proteção. É natural que a borracha, após 40 anos, se torne ressecada e rígida. A solução foi arrancar toda a moldura original e substituí-la por uma nova, aproveitando para reparar as partes com pedaços faltando.
Em seguida, as partes pretas do gabinete foram repintadas e todos os pés de apoio, fabricados em perfil de aço retangular, foram retirados, pintados novamente e recolocados. A parte interna foi tratada com produto antiferrugem e foram colocadas as cantoneiras plásticas que estavam faltando.
Por fim, diversas partes metálicas, com acabamento zincado, foram limpas e enviadas para novo banho químico. Acompanhe nesta galeria diversas fotos do antes e depois do gabinete, que teve sua originalidade preservada sempre que possível:
A reforma completa do gabinete, em comparação antes e depois, é bastante surpreendente:
Por fim, o resultado final:
Este post é parte de uma série. Os capítulos anteriores são: 00 – Post Introdutório: A Única Forma de Jogar, 01 – A Chegada do Modelo Cocktail, 02 – Trackball: Um Controle Muito Especial, 03 – Multigame + High Score Save e 04 – Desmontagem Completa da Eletrônica.
O próximo post é o 06 – Zincagem e Restauração do Conjunto de Força.
Pingback: Asteroids Deluxe #9: Restauração Impecável do Gabinete em Marcenaria - AntonioBorba.com - AntonioBorba.com