Missile Command #11: Segunda Trackball e Iluminação LED
Em rota para a conclusão do processo de restauração do Missile Command Cocktail, eu recebi a segunda trackball iluminada e, novamente, fiz o processo de substituição.
O gabinete se encontrava desta forma, com uma trackball original, sólida, e outra transparente, que havia sido previamente substituída:
O processo para a substituição da esfera é relativamente fácil.
O momento da troca da esfera é este:
O que mais demorou durante todo o processo foi ajustar a altura da esfera em relação à borda plástica – encontrei certa dificuldade e gastei mais tempo do que no trabalho realizado no outro controle. O ajuste demanda uma dose de sutileza, e é importante que seja muito bem-feito, para evitar um eventual problema que exija desmontar a trackball.
Finalmente, a parte elétrica. Para evitar nova adaptação no chicote original, desta vez retirei a energia da fiação previamente instalada para a outra trackball.
Os fios não ficaram muito bonitos, mas a extensão é bem-feita e bastante segura:
O teste demonstra a qualidade e a precisão do controle:
Os Testes com LED
Quando realizei o reparo da primeira trackball, eu não havia ficado satisfeito com a qualidade da iluminação. Portanto, adquiri algumas lâmpadas LED com domo para fazer testes. Logo de cara, o resultado agradou muito.
Neste teste, a primeira imagem traz a lâmpada incandescente originalmente instalada, enquanto a segunda mostra uma lâmpada LED com domo leitoso:
Apesar de a iluminação ter ficado bem mais forte com a lâmpada LED, o tom ainda estava levemente claro, tornando a trackball um pouco amarelada.
Realizei outro teste, com uma lâmpada LED domo vermelha, porém a intensidade se revelou muito fraca:
Posteriormente, encontrei uma lâmpada incandescente de qualidade superior, com intensidade de iluminação idêntica à do LED e uma cor mais quente, que tornou a trackball mais avermelhada.
No teste a seguir, é possível comparar as cores geradas pela nova lâmpada incandescente (esquerda) e pelo LED domo (direita):
Finalmente, após este teste, resolvi voltar à incandescente, porém utilizando esta lâmpada de melhor qualidade para as duas trackballs. É impressionante o comparativo entre a incandescente original da trackball e a nova lâmpada:
Por fim, consegui apertar o último parafuso do processo de restauração, literalmente, que faltava – o da aleta de metal, que protege os parafusos do painel de controle, para que este não seja aberto por fora:
Este post é parte de uma série. Os capítulos anteriores são: 00 – Post Introdutório: A Única Forma de Jogar, 01 – A Chegada do Modelo Cocktail, 02 – Trackball: Um Controle Muito Especial, 03 – Multigame + High Score Save, 04 – Desmontagem Completa da Eletrônica, 05 – Restauração Completa do Gabinete, 06 – Zincagem e Restauração do Conjunto de Força, 07 – Montagem da Eletrônica, 08 – Trackball Iluminada x Trackball Original, 09 – O Desafio do Vidro e dos Adesivos e 10 – Repinagem dos Conectores.
O próximo post é o 12 – Fim da Restauração e Fotos Finais.