Joust Cocktail by Williams – Arcade Restoration (Índice)

Era de Ouro dos Arcades iniciou ao redor de 1980 com o lançamento da tecnologia vetorial em escala e a concepção dos primeiros jogos coloridos, abandonando de vez os arcades em preto e branco característicos da Era de Bronze.

A Williams, fundada em 1943, já tinha uma larga experiência em pinballs e videoarcades, tendo inclusive lançado um clone do Pong, chamado Paddle-Ball (surpresa, quem sabe eu tenha um deste a caminho da minha coleção).

A empresa colocou o pé direito na Era de Ouro dos Arcades com o lançamento do Defender, em 1981, um enorme sucesso que é até hoje um dos jogos mais difíceis já concebidos e, sem dúvida alguma, o mais desafiador da sua época.

Arcade Joust by Williams - Cocktail Version

A partir do hardware do Defender, a Williams concebeu o Joust, em 1982. O tema era bastante diferente e inovador: cavaleiros medievais com lanças montados em avestruzes e cegonhas gigantes, lutando contra urubus e… pterodáctilos!

Arcade Joust by Williams - Upright Version

A versão predominante nos arcades era a Upright, ou Full Size. A versão Cocktail, que faz parte da minha coleção, é muito mais rara – foram produzidas apenas 500 unidades, um pouco mais tarde. Uma estimativa corrente é de que no máximo 50% de todos estes arcades já fabricados estejam em circulação, o que leva a crer que não deva haver mais do que 250 Joust Cocktails disponíveis no mercado.

Esse modelo é o mais valorizado entre os colecionadores por diversos motivos além da escassez, como fatores relacionados ao design diferenciado e à jogabilidade. Saiba mais a respeito no post introdutório a seguir e descubra por que o Joust faz parte da tríade de Cocktails tão almejada no meio do colecionismo de arcades.

3 Respostas para Joust Cocktail by Williams – Arcade Restoration (Índice)

  1. Pingback: Warlords Cocktail Arcade by Atari - AntonioBorba.com - AntonioBorba.com

  2. Pingback: Track & Field Cocktail by Konami/Centuri – Arcade Restoration (índice) - AntonioBorba.com - AntonioBorba.com

  3. Pingback: Joust Cocktail #3: Ventoinha e Primeiras Partidas - AntonioBorba.com - AntonioBorba.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *