Joust Cocktail #7: Final – Restauração Eletrônica Completa
O meu Joust Cocktail se encontra com toda a parte eletrônica revisada e restaurada, com exceção do monitor.
Ao contrário do que ocorre com os monitores vetoriais, nem sempre é recomendável mexer em um monitor raster que apresenta boa qualidade de imagem e nenhum problema aparente. Este tipo de monitor possui uma tecnologia muito mais durável e confiável, além de pouco suscetível a problemas em série, como os vectors.
Coin Door Flap
A única peça que falta para o meu Joust ficar perfeito é a que vai neste local, e que demorei muito para descobrir o nome: o flap da porta de moedas, ou coin door flap:
Como Brad (que reparou as placas), além de técnico, é também um colecionador, eu pedi a ele que enviasse uma porta em substituição, pois este é um item que não se encontra à venda. Ele gentilmente enviou:
O processo de instalação exige desmontar o mecanismo de moedas.
Inicialmente, parecia que havia funcionado:
Porém, na prática, a peça travou na caixa metálica de rejeição de moedas, que fica atrás da porta. Isso pode indicar que este flap talvez seja de um modelo Upright. Para não estragar a peça original, resolvi deixar desta forma no momento, sem a instalação.
Manuais Originais
Um complemento particularmente especial para qualquer coleção de arcade é ter a oportunidade de adquirir os manuais originais, ainda mais em perfeito estado de conservação, como foi o caso dos manuais do Joust que eu consegui encontrar posteriormente à aquisição do arcade. Embora sejam do modelo Upright, quase todos os componentes são os mesmos, e a eletrônica é idêntica, portanto os manuais são bastante úteis.
Do conjunto de 3 manuais, o que mais me impressionou foi encontrar no manual principal todos os adesivos originais, feitos para colar no gabinete conforme a configuração que o operador do arcade ajustava pelo menu.
Os adesivos preveem todas as possibilidades de valores de fichas em combinação com o número de pontos necessários para ganhar uma vida extra: quanto mais pontos, mais difícil fica o jogo.
Os drawing sets possuem uma grande utilidade, pois geralmente seu desenho é feito em folhas maiores, facilitando o diagnóstico de problemas.
O manual do monitor também oferece diagramas técnicos e importantes informações. E o mais interessante é a forma como adaptaram o manual para variações do monitor:
Joust Cocktail – Fotos Finais
Joust, em seu formato Cocktail, é um gabinete que jamais passa despercebido. Mesmo diante de outras máquinas, é impossível deixar de reparar na sua presença:
Esta foto demonstra claramente a qualidade da restauração, desde o laminado escolhido até os painéis, joysticks, botões, vidro e molduras de borracha.
Internamente, conforme mostrei antes, a qualidade do gabinete impressiona, pois parece recém-fabricado:
E a eletrônica, como já sabemos, além de estar limpa e restaurada, encontra-se toda com excelente qualidade, passando pelas placas, pelos cabos e pelos chicotes, até o impecável chassis do monitor, sem nenhum ponto de deterioração.
As lâmpadas também estão todas presentes, funcionando perfeitamente:
Finalmente, concluímos aqui esta breve jornada de restauração do Joust Cocktail, talvez uma das mais curtas, porém com grande aprendizado técnico.
Este post é a parte final de uma série. Os capítulos anteriores são: Post Introdutório: Joust Cocktail – Beleza, Inovação e Cooperative Play, 01 – Restauração Estética nos Estados Unidos, 02 – Chegada ao Brasil – Uma Joia Rara, 03 – Ventoinha e Primeiras Partidas, 04 – Rebuild da Placa de Som, 05 – Rebuild das Placas Principais – Parte 1 e 06 – Rebuild das Placas Principais – Parte 2.
Pingback: Joust Cocktail by Williams – Arcade Restoration (Índice) - AntonioBorba.com - AntonioBorba.com