Atari Missile Command Cocktail Arcade Restoration (Índice)
Contexto Histórico: A Guerra Fria e o Temor Nuclear
Missile Command é um superclássico da Era de Ouro dos Videogames e possui uma relevância cultural sem precedentes. Este jogo capturou o espírito de uma época de muito medo para o mundo e, especialmente, para o povo americano: o temor de um conflito nuclear oriundo da Guerra Fria entre Estados Unidos e União Soviética.
Conforme mencionei em meu post “Quais os 15 arcades que você escolheria para montar um game room?”, o autor de Missile Command, David Theurer, relatou que, no período em que criou o jogo, acordava de pesadelos em que imaginava cidades sendo bombardeadas. O perigo de uma guerra atômica era real e foi refletido no jogo, que simula um escudo de defesa antimísseis e tem como mecânica posicionar uma mira sobre os diversos artefatos de guerra que ameaçam as cidades (entre mísseis, aviões e satélites).
Missile Command carrega uma tensão que se acumula através do rápido aumento da dificuldade entre as fases. Com a escalação de agressividade do inimigo, o jogador percebe rapidamente que está fadado a sucumbir às ondas de mísseis que assolam suas cidades, até que o desespero se instala, tornando quase impossível jogar racionalmente. É bastante comum ver jogadores atônitos gastando todos os seus mísseis de defesa em movimentos de reflexo involuntário até que, diante da devastação nuclear, veem a tela final com os dizeres “THE END”. É um momento soturno do jogo, que traz a mensagem muito contundente de que é impossível vencer uma guerra nuclear, e Missile Command foi o primeiro jogo a ter uma tela de encerramento customizada.
David Theurer entrou para a história dos videogames ao desenvolver não somente este clássico, mas outros, como Tempest, apreciado universalmente por todos os colecionadores de arcade, e I, Robot, o primeiro game com texturas poligonais 3D preenchidas.
A Restauração
Esta é minha segunda documentação de um processo de restauração de arcades. A primeira é do Space Invaders japonês da Taito, uma série que contém um capítulo introdutório sobre Técnicas de Restauração.
Enquanto o Space Invaders passou por um processo de restauração focado mais na eletrônica, este Missile Command necessitou principalmente de um cuidado com a parte estética. Mesmo assim, o processo teve alguma dose de eletrônica e mecânica.
Acompanhe o passo a passo através de uma introdução sobre a jogabilidade e mais 12 capítulos de restauração:
- Post Introdutório: A Única Forma de Jogar
- 01 – A Chegada do Modelo Cocktail
- 02 – Trackball: Um Controle Muito Especial
- 03 – Multigame + High Score Save
- 04 – Desmontagem Completa da Eletrônica
- 05 – Restauração Completa do Gabinete
- 06 – Zincagem e Restauração do Conjunto de Força
- 07 – Montagem da Eletrônica
- 08 – Trackball Iluminada x Trackball Original
- 09 – O Desafio do Vidro e dos Adesivos
- 10 – Repinagem dos Conectores
- 11 – Segunda Trackball e Iluminação LED
- 12 – Fim da Restauração e Fotos Finais
Desejo uma boa leitura, os comentários são bem-vindos!
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