Atari Asteroids Arcade: O Poder dos Vetores
Vetores na Transição da Bronze para a Golden Age
Imagine este cenário: estamos chegando à década de 80 e a Era de Bronze (Bronze Age) dos arcades, caracterizada pelos primeiros jogos em preto e branco (como Space Invaders), está terminando. O mundo ainda não sabe, mas está surgindo o período que ficará conhecido como a Era de Ouro (Golden Age) dos arcades.
Naquela época pré-anos 80, mais precisamente em 1977, surge o primeiro videoarcade vetorial, fabricado pela empresa Cinematronics. O jogo é o Space Wars, adaptado do precursor Spacewar!, também vetorial, que foi um game pioneiro, desenvolvido para funcionar em minicomputadores PDP no MIT (Massachusetts Institute of Technology). Este jogo ancestral, de 1962, estava restrito a laboratórios de informática, sendo o Space Wars, da Cinematronics, o primeiro lançamento comercial acessível ao público.
A Atari, já famosa e com dinheiro em caixa devido ao jogo Pong e ao videogame Atari 2600, que acabara de ser lançado, não demorou a se juntar à nova onda de tecnologia vetorial. Anunciou, em agosto de 1979, o arcade Lunar Lander, primeiro vector da empresa, que por sua vez se baseou em uma série de jogos inspirados pelo pouso do módulo Apollo na lua. Diversos games foram criados dentro desse conceito para computadores disponíveis na época, geralmente em universidades e restritos ao público.
Com pouco menos de 5.000 unidades do Lunar Lander fabricadas, a Atari, alguns meses depois, em novembro de 1979, lançou então o arcade Asteroids, utilizando o mesmo hardware do seu precursor. Concebido por Ed Logg e Lyle Rains e baseado nos games Spacewar!, Computer Space e Space Invaders, o jogo Asteroids foi o primeiro grande hit da Era de Ouro dos Arcades, superando o sucesso de Space Invaders e garantindo bilhões de dólares em faturamento, em valores corrigidos. Foram mais de 100.000 gabinetes distribuídos ao redor do mundo – 60 a 70 mil apenas nos Estados Unidos –, um número impressionante para a época.
O Poder dos Gráficos Vetoriais
O conceito de monitores vetoriais, gráficos vetoriais ou vector graphics é desconhecido de grande parte do público brasileiro, pelo simples fato de que pouquíssimas unidades desse tipo de jogo chegaram ao país.
Os monitores convencionais, antes de 1980, formados por pixels e chamados de rasters, não possuíam a velocidade ou a resolução de tela necessárias para conceber jogos com melhor qualidade. Naquele momento, entrou em cena a tecnologia vetorial, com a proposta de oferecer um modelo revolucionário de imagem.
Em analogia para melhor compreensão, podemos dizer que monitores vetoriais – também chamados de monitores XY – funcionam como se fossem raios laser traçando imagens no tubo. Por esse motivo, as linhas são completamente retas, sem pixels. Em compensação, as imagens são formadas apenas por contornos, sem preenchimento, e as letras e os números são retilíneos, sem elementos circulares. Os desenhos, nos modelos iniciais, também eram predominantemente retos, embora mais tarde a tecnologia tenha evoluído para traçar curvas.
Não há como simular o efeito vetorial em um monitor tradicional. A percepção completa, com suas características de rastros na tela, só é possível ao vivo. Os vectors possuíam uma velocidade incrivelmente superior à dos monitores convencionais, algo até então nunca visto pelos apreciadores de videogames. Com o tempo, surgiram color vectors, porém, os vetores monocromáticos possuem maior força no canhão e deixam rastro mais nítido e brilhante na tela, proporcionando uma experiência inigualável. Até hoje, estão entre os arcades clássicos preferidos de boa parte dos colecionadores.
Outra característica dos vectors, especialmente ressaltada nos modelos monocromáticos, é a sua capacidade de traçar duas vezes o mesmo local da tela, tornando assim alguns pontos mais brilhantes do que os demais. No caso do Asteroids, o efeito é notado nos tiros da nave e dos discos voadores inimigos. Esse recurso só é possível em monitores vetoriais originais e não tem como, de maneira alguma, ser replicado em monitores com tecnologia raster (ou seja, todos aqueles fabricados atualmente).
Asteroids: Influência e Impacto Cultural
O arcade Asteroids, classificado como um multidirectional shooter, foi tão revolucionário que influenciou e até hoje inspira inúmeros jogos.
Os cinco principais impactos culturais do jogo Asteroids podem ser resumidos como:
- Popularidade: o game foi um dos mais populares e reconhecíveis de sua época, gerando muitas imitações e inspirando sequências.
- Cultura de arcade: Asteroids foi uma peça-chave da cultura de arcades e era muito jogado nos fliperamas da época, ajudando a estabelecer a popularidade dos videogames como forma de entretenimento.
- Status icônico: Asteroids é um ícone, frequentemente mencionado em listas dos jogos mais influentes e memoráveis de todos os tempos.
- Influência na cultura popular: simples, mas desafiador, com seu distinto gráfico vetorial, Asteroids é umas das mais importantes influências da indústria de videogames.
- Legado: Asteroids continua sendo um game muito popular até hoje, inspirando novas gerações de jogadores.
Este post é parte de uma série.
O próximo post é o 01 – Modelo Upright com Defeitos Intermitentes.
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