Asteroids Deluxe #12: Últimos Detalhes e Uma Pane
Após concluir a cuidadosa montagem completa da eletrônica do arcade Asteroids Deluxe, da Atari, e restaurar o painel de controle, só faltava um pequeno detalhe de acabamento: a fixação do chicote, um trabalho que pode ser feito ao longo da instalação, mas que eu prefiro deixar para o final, depois de dimensionar bem todas as folgas que ele precisa ter – maiores em certas partes e menores em outras.
Após a montagem, o chicote se encontrava desta forma, solto:
O acabamento original americano para a fixação do chicote envolve o uso de presilhas plásticas do tipo lacre que são grampeadas na madeira. Obviamente, os grampos são eliminados na restauração do gabinete, e o acabamento pode ser realizado de forma mais cuidadosa. Eu optei por utilizar berços fixados com fita dupla face, que também são adotados originalmente em partes do painel de controle ou da coin door, conforme o modelo do arcade.
Dessa forma, o berço é colado na região desejada e, com o uso de presilhas, o chicote fica preso, com menor ou maior folga conforme a necessidade.
O cabo do monitor pode ser passado por cima da estrutura de fixação do chassis:
Segue imagem do acabamento após a fixação do chicote:
Uma Pane Surpresa
O arcade Asteroids Deluxe restaurado foi colocado “para uso” e foi uma das atrações de uma arcade night que realizei para alguns amigos. Porém, enquanto um deles jogava o Lunar Lander do kit Multigame, logo após o pouso do módulo, o monitor simplesmente desligou.
Alguns dias depois, eu segui o procedimento básico de diagnóstico de vídeo, primeiro ligando o osciloscópio diretamente nas saídas XY da PCB, e comprovei que a placa estava funcionando:
Imaginando que o defeito teria relação com o rebuild do monitor, retirei novamente o chassis da máquina e iniciei pelo defeito mais simples que poderia ocorrer: a revisão dos fusíveis, com testes visuais e de continuidade através do multímetro.
Para minha surpresa, me deparei com algo inusitado. Enquanto os testes de continuidade geralmente indicam unidades decimais próximas a zero, um dos fusíveis indicou medição de vários megaohms, o que não seria possível, de modo que o retirei e o inspecionei cuidadosamente. Nos testes visuais, não consegui detectar interrupção do filamento.
Em seguida, realizei uma nova verificação optando por substituir as pontas de teste do multímetro por pontas em jacaré e realizei nova medição. Desta vez, a indicação foi de que o circuito se encontrava aberto, ou seja, o fusível estava queimado:
Obviamente, na medição anterior, em megaohms, eu estava medindo a condutividade do meu próprio corpo ao encostar as mãos nas pontas de teste. O detalhe é que isso não ocorreria se o fusível estivesse funcionando, uma vez que a eletricidade toma o caminho de menor resistência e mede o fusível. Porém, uma vez que o fusível esteja queimado (em aberto), o circuito mudará de direção e acabará medindo a resistência do corpo humano.
Enfim, com o fusível substituído, o monitor voltou a funcionar. No entanto, acho que exagerei um pouco por ter tirado todo o chassis do monitor imaginando que seria um problema maior:
De qualquer forma, o fusível comprometido era justamente o de acesso mais difícil, especialmente pela forma como esse chassis é posicionado dentro do gabinete do Asteroids Deluxe:
Este post é parte de uma série. Os capítulos anteriores são: Post Introdutório: História dos Arcades – Entre o P&B e o Color, Existia o Overlay, 01 – Diferenças Entre o Asteroids e o Asteroids Deluxe, 02 – Inspeção, Testes e Ajustes Iniciais, 03 – High Score Save e Multigame Kit, 04 – Falhas e Revisão do Power Block, 05 – Placa Reguladora de Áudio × Sense Circuit Queimado, 06 – Electrohome G05-802 Monitor Rebuild 1 – Deflection Board, 07 – Electrohome G05-802 Monitor Rebuild 2 – HV Section, 08 – Desmontagem do Gabinete para Restauração, 09 – Restauração Impecável do Gabinete em Marcenaria, 10 – Remontagem da Eletrônica e 11 – A Desafiadora Restauração do Painel de Controle.
O próximo post é o 13 – Final – Restauração Completa.