Asteroids #8: Ripple Screen – Os Trimpots do Monitor
Revisando a restauração até o presente momento, o que temos é: o monitor completamente reconstruído, o conjunto de força reconstruído também e, por fim, uma placa-mãe com recap e conectores de borda revisados. Diante disso, o funcionamento do Asteroids deveria estar perfeito, certo?
Como se trata de um arcade vetorial, a história não é bem assim. Por sorte, estamos lidando aqui com um Asteroids, um vector monocromático da Atari, que é relativamente simples quando comparado a outros modelos, especialmente os coloridos. E, mesmo assim, apesar de toda a manutenção corretiva e preventiva realizada, o arcade ainda não estava funcionando de maneira plena.
Ocasionalmente, a tela apresentava uma espécie de tremor:
Além disso, o tamanho horizontal encolhia conforme a intensidade do defeito – anomalia chamada de ripple. A definição correta deste defeito é dizer que o arcade apresenta uma tela com ondulações, conhecida como ripple screen.
Tipicamente, este problema é provocado pelos pequenos potenciômetros da placa defletora de vídeo, chamados de trimpots (abreviatura de trimming potentiometers, expressão que indica que podem ser ajustados com a mão ou uma pequena chave de fenda). O diagnóstico correto pode ser feito conectando um osciloscópio à placa-mãe. Se a imagem não apresentar ondulações, fica evidente que o defeito está no monitor.
No vídeo abaixo é possível ver a realização deste teste, porém a qualidade de imagem analógica que é gerada no osciloscópio digital não permite obter a precisão necessária para detectar esse tipo de problema. O ideal para traçar vetores é utilizar um osciloscópio analógico, que não é mais fabricado. Neste caso, existe a dificuldade de encontrar um modelo analógico em bom estado de funcionamento no Brasil.
Não sendo possível, portanto, detectar com precisão o defeito no osciloscópio digital, e assumindo que o problema é ocasionado pelos trimpots do monitor, responsáveis pelo tamanho da imagem e pela linearidade, há três níveis de solução possíveis:
- Simplesmente trocar o trimpot de posição, ajustá-lo para aumentar ou diminuir levemente a imagem e verificar se resolve o problema.
- Aplicar um limpa-contatos, preferencialmente o DeoxIT, mencionado no post sobre os edge connectors, e girar bastante os trimpots, observando se resolve o problema (meu defeito foi solucionado desta forma).
- Substituir os trimpots, como última alternativa para solucionar completamente o defeito (não precisei chegar a isso).
A sequência de reparo, no meu caso, envolveu retirar pedaços de silicone que preservavam a posição original dos trimpots e realizar a tentativa do passo 1 acima, ou seja, mudar os trimpots ligeiramente de posição. Após alguns dias de testes, o problema persistia.
Segui para o passo 2, a aplicação do produto para melhoria da condutividade. Como eu não tinha o DeoxIT na ocasião, utilizei o excelente MP 80, o limpa-contato da Mundial Prime.
Mais um problema resolvido, e desta vez o monitor vetorial ficou realmente perfeito!
Este post é parte de uma série. Os capítulos anteriores são: Post Introdutório: O Poder dos Vetores, 01 – Modelo Upright com Defeitos Intermitentes, 02 – Monitor Rebuild,03 – A/R-01 – Power Block Rebuild, 04 – High Score Save, Multigame e PCB Recap, 05 – Monitor Big Caps e Ajuste de Imagem, 06 – Edge Connector e Sense Circuit e 07 – O Potenciômetro Mais Raro do Mundo.
O próximo post é o 09 – Painel de Controle: Um Desafio.