Asteroids #7: O Potenciômetro Mais Raro do Mundo

Outro problema que meu arcade Asteroids sempre teve foi uma interferência na regulagem do volume. Nunca foi possível regular o som com precisão, às vezes ficava muito baixo, às vezes muito alto ou com chiado em determinadas posições do dial. Isso é devido ao desgaste do potenciômetro que controla o volume.

Este potenciômetro tem características um tanto incomuns, possui 50Ω (ohms) de impedância e potência de 12,5W. Eu tentei achá-lo por muitos anos. Busquei em sites nacionais como o Mercado Livre, em lojas de eletrônica e até mesmo nos sites internacionais que vendem peças para arcades. Nunca encontrei.

Em conversas com colecionadores, descobri que, de fato, este potenciômetro costuma dar problema e é complicado de ser encontrado até mesmo nos Estados Unidos, onde algumas vezes é substituído por modelos com outras medidas.

Mas, quem diria, encontrei a peça no nada menos que famoso The Real Bob Roberts, já citado no post sobre a reconstrução do conjunto de força. O site em si já revela sua idade – parece ter sido construído nos primórdios da internet, para os primeiros navegadores, e possivelmente foi.

A Lenda Bob Roberts

Bob Roberts foi, por muito tempo, o principal fornecedor, se não o único, de todas as peças de reposição para arcades no mundo pós-crash da indústria dos videogames. Tendo vivido a Era de Ouro dos Arcades, Bob tinha um conhecimento privilegiado e arrematou grandes lotes de peças de operadores de arcades e distribuidores que fecharam, mantendo um largo inventário que, por um hiato na história, simplesmente não tinha mercado.

De forma análoga à Best Electronics, especializada em videogames Atari, e que possui um site que remonta aos primórdios da web, Bob se recusou a ter um banco de dados ou um mecanismo eficiente de busca. Em vez disso, o site trabalha com listagens de peças por categoria, com poucas imagens, exigindo uma boa dose de garimpagem para localizar o que se precisa.

Desde 2002, também de forma muita arcaica, Bob mantém um registro em seu website contando tudo o que passou em sua vida pessoal, motivos para atrasos de pedidos, momentos em que estava lutando para colocar tudo em dia, e relata curiosos casos de desastres naturais na região onde vive e outras situações que ocorreram ao longo dos anos.

Por volta de 2013, Bob sofreu um derrame que o deixou com muitas dificuldades de trabalhar. A partir daí, com um mercado de colecionismo e nostalgia em plena ebulição, os pedidos começaram a acumular e Bob não conseguia trabalhar adequadamente.

Durante muito tempo, os entusiastas de arcades ficaram sem poder contar com Bob e, neste período, outras lojas foram surgindo. Nenhuma tão completa ou com acervo tão específico quanto o de Bob, que detinha boa parte do que restava de peças novas originais da época.

Nos anos seguintes, sua esposa, Alice, e uma de suas filhas assumiram o negócio. Até hoje, elas operam o site The Real Bob Roberts, cuidando dos pedidos de forma muito eficiente.

Muitos colecionadores de arcades que entraram recentemente para o hobby sequer ouviram falar de Bob e desconhecem o quanto ele representou para a comunidade.

O Pitoresco Processo de Comprar do The Real Bob Roberts

Após finalmente localizar o potenciômetro de volume da Atari no The Real Bob Roberts, mal sabia eu que ainda estava longe do fim do processo.

Entrar no site é uma coisa, comprar é outra bem diferente. Bob e sua família não aceitam cartões de créditonem plataformas de pagamentos online como PayPal e similares. Para concluir, eles também não aceitam nem mesmo depósitos bancários

Mas como comprar de Bob Roberts, afinal?

Eu nem imaginaria que estava para ter uma experiência nostálgica de como fazer negócios à moda da Era de Ouro dos Arcades. Não somente as peças tinham mais de 40 anos de idade como também o próprio método de venda.

O processo consiste, acredite se quiser, no envio de um cheque ou uma ordem de dinheiro por correio. E todas as justificativas para isso estão no site. Aqueles que se comportam mal podem ter seu nome adicionado na lista de maus compradores. Incrível!

Eu já tive contato com cidadãos norte-americanos cujo único método de pagamento utilizado na vida é o PayPal. Transferências bancárias (chamadas de wire transfers) não são comuns para o cidadão médio estadunidense e não se comparam ao amplo uso de DOC, TED e agora Pix que nós brasileiros fazemos. O envio de cheques por correio, então, é uma excentricidade.

Para poder comprar do The Real Bob Roberts, portanto, tive que seguir os seguintes passos:

  1. Consultar, por e-mail, a disponibilidade das peças
  2. Aguardar o retorno
  3. Alguns dias depois: peças disponíveis e reservadas por curto período
  4. Enviar o dinheiro via PayPal para um cidadão americano
  5. Pedir a ele para enviar um cheque para o The Real Bob Roberts
  6. Comunicar Bob Roberts que um cheque foi enviado
  7. Aguardar as peças serem enviadas para o endereço americano
  8. Redespachar as peças para o Brasil

Segui a cartilha corretamente e, para minha surpresa, eles adotaram, até mesmo comigo, o método chamado de cross shipping. O que eles fazem é enviar o pedido assim que há a confirmação da postagem do cheque no correio. Desta forma, antes mesmo de receberem o cheque, eles despacham a encomenda.

De todo o processo, esta parte me deixou realmente perplexo. The Real Bob Roberts não aceita cartões de crédito e outros métodos de pagamento em parte porque temem fraudes e já tiveram problemas com isso anteriormente. Em compensação, apenas por receber um e-mail comunicando a postagem do cheque no correio, eles enviam a mercadoria na base da confiança. É ao mesmo tempo surreal e surpreendente que isso aconteça. Certamente, se esta operação fosse realizada no Brasil, estaria fadada ao fracasso e sucumbiria a golpes de toda a natureza.

Vamos Voltar ao Potenciômetro

Após relatar este capítulo lendário do mundo dos arcades, e feliz por ter passado pela experiência completa de comprar uma peça estocada por mais de 40 anos, vamos voltar ao tema deste post: o reparo do potenciômetro.

Finalmente recebi a peça no Brasil. Comprei-a junto com um dial (knob) para facilitar a regulagem:

Asteroids Arcade - Atari - Potenciômetro de Volume - The Real Bob Roberts

Neste vídeo, é possível perceber que o potenciômetro antigo simplesmente não funcionava mais:

Para evitar retirar o chicote original da máquina, o procedimento de reparo foi feito quase todo através do restrito espaço de trabalho proporcionado pela porta de moedas do arcade e pelo acesso da parte traseira do gabinete.

Então, muitos anos depois, foi concluída com louvor esta epopeia do potenciômetro da Atari. Veja o perfeito funcionamento após a substituição:

Este post é parte de uma série. Os capítulos anteriores são: Post Introdutório: O Poder dos Vetores, 01 – Modelo Upright com Defeitos Intermitentes, 02 – Monitor Rebuild,03 – A/R-01 – Power Block Rebuild, 04 – High Score Save, Multigame e PCB Recap, 05 – Monitor Big Caps e Ajuste de Imagem e 06 – Edge Connector e Sense Circuit.

O próximo post é o 08 – Ripple Screen: Os Trimpots do Monitor.

Conheça o passo a passo da restauração do Asteroids Upright, arcade da Atari, através do índice dos capítulos.

1 Respostas para Asteroids #7: O Potenciômetro Mais Raro do Mundo

  1. Pingback: Super Breakout #12: Suporte do Painel e Volume Pot - AntonioBorba.com - AntonioBorba.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *